Evento aconteceu na terça (24), na sede da Secretaria da Educação do Estado da Bahia
A Secretaria Municipal da Educação de Candeias participou na última terça-feira (24), do 2º Ciclo de Formação do PME, ministrado pela Equipe do Programa de Apoio à Educação Municipal – PROAM, na Secretaria da Educação do Estado da Bahia, no Centro Administrativo (CAB). O objetivo do evento foi orientar os grupos colaborativos de vários municípios baianos para elaboração da Análise Situacional da Educação Municipal.
A discussão perpassou por reflexões a partir dos estudos teóricos que apresentaram suporte para análise de dados financeiros do município, para as dimensões do Plano de Ações Articuladas – PAR, indicadores educacionais como o IDEB e fatores que favorecem o nível de qualidade da educação, níveis e modalidades educacionais, programas e projetos que complementam as ações educacionais.
Leia Também
A orientadora Claudia Santos fez ressalvas quanto à mudança na terminologia da meta 2 do Plano Nacional de Educação – PNE, “Alfabetização na Idade Certa” para “Alfabetização das Séries Iniciais” e a inclusão para comissão que valide as ações da Educação do Campo.
No decorrer dos trabalhos de formação, os técnicos participaram da oficina sobre financiamento da educação, tema que deverá ser multiplicado com as comissões executoras e a sociedade civil em mini conferências, que legitimarão as vinte metas nacionais do PME, propondo estratégias de acordo com a realidade do município.
Quando estiver de posse de uma Plano de Ação Estratégico, a Secretaria Municipal da Educação deverá fazer a análise situacional do município e da educação, realizar as mini conferências, monitorar o Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) e agendar consulta pública com a sociedade civil.