Plano destaca 18 cidades baianas para centros logísticos

Por Redação
4 Min

O potencial logístico das cidades baianas foi revelado recentemente por um estudo realizado pela FDC, com destaque para Alagoinhas, Barreiras, Brumado, Camaçari, Candeias, Dias D’Ávila, Eunápolis, Feira de Santana, Ilhéus/Itabuna, Jequié e Juazeiro. Outras localidades como Lauro de Freitas, Luís Eduardo Magalhães, Mucuri, Salvador, Simões Filho, Teixeira de Freitas e Vitória da Conquista também apresentaram atividades logísticas acima da média estadual.

Segundo o especialista da FDC, Ramon César, essas cidades são pontos estratégicos devido aos seus entroncamentos rodoviários e porto-aeroviários, o que as torna propícias ao desenvolvimento logístico. Com estímulos adequados, essas regiões têm o potencial de se expandir ainda mais.

O Plano Estratégico Ferroviário do Estado da Bahia, elaborado em 2023 pela FDC em parceria com a Seplan e a CBPM, propõe importantes ajustes na malha ferroviária estadual, como a implantação do conceito de carga geral e a unificação da bitola para o padrão nacional de 1,60 metros. Além disso, sugere a criação de novos ramais para otimizar o transporte ferroviário na região.

O estudo também analisa a logística de produtos de importação e exportação, como soja, milho, containers e fertilizantes, evidenciando, por exemplo, que a maior parte do algodão produzido em Luís Eduardo Magalhães é escoada pelo Porto de Santos. A falta de linhas regulares para a China e o leste asiático direto da Bahia também foi destacada pelos especialistas.

Para José Acácio Ferreira, diretor-geral da SEI, esse estudo é fundamental para embasar o planejamento estratégico de longo prazo do estado. As informações reunidas colaborarão na tomada de decisões para posicionar a Bahia como um destaque nacional, impulsionando seu desenvolvimento de maneira inclusiva e sustentável.

A importância desse estudo também foi ressaltada por Afonso Florence, secretário da Casa Civil, que enxerga no planejamento estratégico uma ferramenta fundamental para o desenvolvimento econômico e industrial do estado. Por sua vez, Cláudio Peixoto, chefe da pasta do Planejamento, destacou a significância dos dados para a atualização do plano de longo prazo até 2050.

O estudo indica que a Bahia tem potencial para reduzir seu isolamento logístico ao apostar em uma estratégia multimodal. O diretor de Estudos da SEI, Edgard Porto, responsável pelo projeto Pensar a Bahia, salientou a importância dessa abordagem conectada nos estudos estratégicos de longo prazo.

Além disso, o evento contou com a participação do secretário Davidson Magalhães, da pasta do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), e diversas autoridades, como o presidente da CBPM, Henrique Carballal, e ex-secretários do Planejamento.

No que diz respeito às soluções apresentadas no evento Pensar a Bahia, a equipe da SEI revelou resultados preliminares de estudos sobre logística e economia de baixo carbono. As sugestões de integração regional, organização espacial e estratégias para fortalecer a logística e a economia ambientalmente sustentável foram destacadas como propostas viáveis para o desenvolvimento do estado.

Portanto, o estudo realizado pela FDC em parceria com a SEI traz perspectivas inovadoras e soluções concretas para impulsionar o desenvolvimento logístico e econômico da Bahia, visando uma integração regional mais eficiente e sustentável.

[Fonte: Ascom/SEI]

Compartilhe Isso