Independência da Bahia é festejada em Candeias

Por Redação
4 Min

Fogo Simbólico chegou à cidade por volta as 9 horas pelos atletas de São Francisco do Conde.

idependecia-dabahia-candeias

As comemorações dos 193 anos da Independência da Bahia foram realizadas na manhã desta quarta-feira (1º), em Candeias, pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo. A cidade das luzes é uma das sete que mais se destacaram na guerra da independência e recepcionou a tocha do Fogo Simbólico com a presença de autoridades locais e de São Francisco do Conde.

Trazida pelos atletas sanfranciscanos, a tocha chegou à Praça Dr. Gualberto Dantas Fontes, em Candeias, por volta das 9 horas da manhã. Houve entoação dos hinos nacional e baiano, apresentação de fanfarras, resumo histórico da Independência da Bahia e declamação de poesia – feita pelo professor e poeta candeiense Fernando Pinto. Após o ato de transmissão da tocha com a participação dos prefeitos de Candeias, Francisco Conceição, e de São Francisco do Conde, Evandro Almeida, e dos atletas de ambas as cidades, a pira da cidade foi acesa e a tocha foi levada à Simões Filho pelos atletas candeienses. Lá, os secretários Laildo Conceição (Cultura e Turismo) e Rosa Maria Vaz (Educação), participaram da sequência de comemorações representando o prefeito Francisco Conceição.

“Temos que reverenciar os guerreiros que colocaram suas vidas em risco pela independência do nosso estado e também do nosso país. Eles deram o melhor de si em prol do povo baiano nas cidades-chave da guerra e Candeias teve uma participação muito forte nisso. Aqui foi palco de grandes batalhas que muitas vezes custaram vidas. Após a independência, mesmo antes de se tornar município, Candeias continuou tendo grandes guerreiros que passaram pela liderança da cidade dando sua contribuição para o desenvolvimento da cidade e isso muito nos orgulha porque o povo de Candeias é por linha histórica um povo batalhador”, declarou o prefeito Francisco.

Também participaram das comemorações ao 2 de julho o vice-prefeito de Candeias, Jorge Bordoni, o presidente da Câmara de Vereadores de Candeias, Gil Soares, o deputado estadual candeiense Pastor Isidório, secretários dos municípios de Candeias e São Francisco do Conde, os vereadores de Candeias Marivalda Silva (líder do Governo), Rafa de Beijoca, João Cláudio, Pastor Lima, Fernando Calmon, e o comandante da 10ª Companhia Independente da Polícia Militar, Major Eduardo Almeida.

corrida-2de-julho

Salve o 2 de julho!

Antes de chegar à capital baiana para o ponto máximo das comemorações ao 2 de julho, o Fogo Simbólico passa pelas cidades-chave da Independência, saindo de Cachoeira, passando por Saubara e Santo Amaro (sendo estas três do recôncavo), depois pelas cidades metropolitanas São Francisco do Conde, Candeias e Simões Filho, chegando à capital baiana no dia 2 de julho.

O 2 de julho é a data cívica mais importante para a Bahia. O movimento que começou em 1821 e terminou em 2 de julho de 1823, decretou a independência do estado baiano em plena guerra da independência brasileira. A Independência da Bahia veio quase um ano após à Independência do Brasil, que é reconhecida em 7 de Setembro de 1822.

Vale lembrar que, em 2013, a presidente Dilma Rousseff sancionou a Lei Nº 12.819, que inclui o dia 2 de julho de 1823 entre as datas históricas do calendário de efemérides nacionais em alusão à consolidação da Independência do Brasil e da Bahia.

Compartilhe Isso