Nesta quinta-feira (23), os estudantes secundaristas da Escola Estadual Cidade de Candeias solicitaram, através de um protesto pacífico, a retirada imediata de cadeiras e carteiras do pátio do prédio. A manifestação começou por volta das 08h pelos alunos do turno matutino e às 13h pelos alunos do turno da tarde.
Segundo os alunos, foram empilhadas centenas de móveis escolares, há cinco meses, e nenhuma destinação ainda realizada. As carteiras e cadeiras são novas, compradas com dinheiro público e estão sofrendo a ação do tempo. Sob efeito da umidade, algumas já estão estragadas. O local não protege os móveis totalmente da chuva. Há goteiras no teto do pátio, o que contribuiu com a deterioração do bem público.
O pátio como depósito, além ferir a autoestima dos alunos e dos professores, está atrapalhando diversas atividades pedagógicas na Escola do ensino médio. Segundo os alunos, a Gincana Cultural está ameaçada este ano. Outros projetos podem ser cancelados e o ambiente ficou propício para atividade ilícita como o uso de drogas.
A Direção da Escola informou que já comunicou o fato ao setor competente. As carteiras e cadeiras pertencem a Prefeitura Municipal de Candeias com o objetivo de sanar o déficit de móveis em salas de aula da rede municipal. Metade do ano letivo já foi executada, mas cadeiras e carteiras da rede continuam paradas. Segundo os alunos, novos protestos serão realizados e um encontro com a Secretária de Educação de Candeias será providenciado para sanar o impasse.
Por Mário Ângelo