A greve dos funcionários da multinacional GrafTech, sediada em Candeias, já dura há sete dias. Com a greve está comprometida a produção de eletrodos de grafite, produto utilizado na indústria siderúrgica. De acordo com o Sindiquímica, eles reivindicam a reintegração de dois funcionários demitidos pela empresa, no mês passado.
“A demissão dos companheiros é ilegal e uma afronta ao sindicato porque eles gozam de estabilidade no emprego. A CLT [Consolidação das Leis Trabalhistas] garante a participação dos trabalhadores tanto no sindicato como na Cipa sem sofrer punição por isso. Tentamos diálogo com a direção da empresa para reintegração dos trabalhadores, mas nada avançou”, afirma o diretor do Sindiquimica, Carlos Itaparica.
O sindicato denuncia, ainda, que existem várias denúncias de assédio moral por parte do presidente da empresa. A greve foi deflagrada na última sexta-feira (7) e atinge também os terceirizados. A GrafTech está localizada no Km 7 da BA 522, em Candeias e produz grafite que é utilizado na indústria metalúrgica