Construído há 450 anos e tombado como “Patrimônio Cultural do Brasil” o casarão que abriga o Museu Wanderley Araújo Pinho, será palco neste final de semana (4 e 5) para a gravação do DVD ‘Agora’ do duo ‘Dois em Um’, formado pelo músico, compositor e produtor Luisão Pereira e pela cantora e violoncelista Fernanda Monteiro.
Fernanda e Luisão Pereira lançaram o CD ‘Dois em Um’ nos Estados Unidos e Brasil em 2009. A dupla recebeu elogios do jornal O Globo e foi premiada no festival BTR como Revelação e Melhor Música. A iniciativa tem patrocínio do edital baiano do programa Natura Musical.
A casa de quatro pisos que está implantada em uma encosta, possui esquadrias do século 18 e grades do século 19. No forro de um dos sótãos está o brasão do Conde de Passé. Cozinha coifas e chaminés de tipo português alentejano são outras características. A grande capela anexa possui medalhão de Nossa Senhora da Conceição e altar neoclássico. “Após pesquisas chegamos ao lugar ideal. O disco tem relação com o elemento água, e a gravação acontecerá às margens da Baía. Como contraponto, teremos o casarão colonial”, afirma Gilberto Monte, responsável pelo projeto.
Leia Também
Segundo a Secretaria do Turismo do Estado (Setur), a restauração do museu está no incluída no projeto Prodetur Bahia, com financiamento do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e contrapartida estadual. O Prodetur pretende desenvolver os segmentos náutico e cultural na zona turística da Baía de Todos-os-Santos. A última intervenção no local ocorreu em 2011, com a restauração de esquadrias, telhado, piso, reforma de sanitários e pintura interna pelo Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural (Ipac), com investimento no valor de R$ 250 mil.