É a primeira vez que a Cidade promove eleições para a escolha dos 5 Conselheiros Titulares e 5 Suplentes do Conselho do Tutelar de Candeias, que serão realizadas no próximo domingo, dia 04, das 8 às 16h, em 4 locais escolhidos pela Comissão Eleitoral.
O primeiro dos questionamentos na imprensa foi a data do edital que convocava para as inscrições ao concurso que indicaria os candidatos ao pleito, entre 3 de junho – véspera de feriado – e 8 do mesmo mês, dia seguinte a um feriadão com a exigência da apresentação de quase 20 documentos.
Depois das denúncias, o prazo foi ampliado por mais 5 dias.
Leia Também
A segunda foi a revisão de provas – essas de múltipla escolha com X e não de interpretação – que colocou outros candidatos como aprovados com notas até 72 por cento superior – após serem reprovados pela banca examinadora.
A eleição vai ser realizada na sede, no Centro, na Escola Margarida Souza; em Passé, na Escola Castro Alves; em Meninos Jesus, no Corcomej, e na Escola Ivonice Sotero, em Passagem dos Teixeiras, mas inexplicavelmente exclui a Caroba, um dos maiores distritos de Candeias.
Cabe à presidente do CMDCA, Cláudia Pimentel, explicar as razões para a exclusão.
Mais uma falha do CMDCA é a falta de divulgação da eleição na mídia local.
Todos os eleitores de Candeias podem votar em um dos 17 candidatos habilitados, mas há outro equívoco que pode comprometer a lisura do pleito.
Por não haver zoneamento – ou seja, um eleitor da sede só poderia votar no único ponto de votação da localidade e não em qualquer dos 4 pontos –, esse mesmo eleitor pode exercer o direito em qualquer dos locais por 4 vezes, pois não há proibição para que isso ocorra.
Apesar disso, o importante é a participação do eleitor pela relevância do Conselho, que determina a política pública do Município para a criança e o adolescente. Eleitos, os conselheiros terão mais independência nas ações em defesa dos direitos de crianças e adolescentes.
O resultado da eleição vai ser divulgado no dia 06/10 e a posse dos eleitos vai ser no dia 10/01/2016.
Os candidatos são identificados por um número que vai de 01 a 17 como numa eleição partidária. Alguns deles:
Adriane Gleice – 01
Alane – 02
Aline Maria – 03
Alvajara Nova – 04
André Matos – 05
Ediana – 06
Edneide Cruz – 07
Fernanda Sales – 08
Fred Saba – 09
Genilson – 10
Gildete Borges – 11
Priscila – 15
Vilane Resedá – 17