Durante o período da “Operação Chuva”, a Defesa Civil de Candeias intensificou a atividade de instalação de lonas em áreas de risco, visando reduzir o perigo de deslizamentos de terra devido às chuvas que afetam o município desde o último domingo (7).
Desde domingo, mais de 31 intervenções foram realizadas pela Defesa Civil. Neste período, o órgão atendeu solicitações em 11 localidades no Santo Antônio, Caboto, Passagem dos Teixeiras, Santa Clara, Passé, Areia, Dom Avelar, Caroba, Menino Jesus, Pasto de Fora e Urbis II.
Segundo a Defesa Civil, o alto índice de chuva que era esperado para o mês inteiro de abril caiu em apenas dois dias, totalizando 371 milímetros de água. Em comparação ao ano passado, foram contabilizados 391 milímetros durante os 30 dias do mês.
Leia Também
Os serviços de enlonamento ocorrem não só nas áreas urbanas, mas também em áreas de risco e de difícil acesso da cidade. Antes da execução, a Defesa Civil realiza uma inspeção e autorização. Posteriormente, agentes especializados fazem a fixação em toda a área.
Durante a Operação Chuva, a Secretaria de Serviços Públicos realiza serviços de capinação, roçagem, retirada de entulho, poda e limpeza nas encostas, além de desobstruir valetas, bocas de lobo e remover terra.
A operação é dividida em duas etapas: a primeira tem continuidade o ano todo com ações preventivas. A segunda etapa é destinada a intensificar essas ações durante os meses com maiores índices pluviométricos em Candeias (Abril a junho). Nesse período, a SESP, SEINFO E SEDAS realizam atendimentos emergenciais com programação ininterrupta, realizando operações em todo o município, além de manter equipes de plantão durante 24h.
A equipe da Defesa Civil trabalha em regime de plantão 24h e atende pelos telefones: (71) 3599-0226 e 199.