Caminhada incentiva prevenção e diagnóstico do câncer de mama

Por Redação
3 Min

outubro-rosa

A Secretaria Municipal da Saúde de Candeias promoverá, nesta quinta-feira (15), uma caminhada pelo Outubro Rosa, movimento popular internacional que objetiva mobilizar todas as mulheres para a prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama. A concentração será na Praça Irmã Dulce, a partir das 8h30, e contará com a participação centenas de mulheres que vestidas de rosa. A caminhada percorrerá as principais da cidade.

Outubro Rosa

O Outubro Rosa é comemorado anualmente em todo o mundo e seu nome remete à cor do laço rosa que passou a simbolizar a luta contra o câncer de mama e o estímulo à participação da população, empresas e entidades. Com o início nos Estados Unidos na década de 90, logo o mês de outubro tornou-se referência de prevenção do câncer de mama em diversos países.

Como prevenir e diagnosticar

O primeiro ponto a destacar é que o câncer de mama atinge tanto mulheres como homens, apesar destes serem minoria. O segundo é conhecer a doença, que se caracteriza por um crescimento rápido e desordenado de células, que adquirem a capacidade de se multiplicar. Essas células tendem a ser muito agressivas e incontroláveis, determinando a formação de tumores malignos (câncer), que podem espalhar-se para outras regiões do corpo. O câncer também é comumente chamado de neoplasia. Este tumor maligno é o que mais leva as brasileiras à morte, segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca).

Quando diagnosticado e tratado ainda em fase inicial, isto é, quando o nódulo é menor que 1 centímetro, as chances de cura do câncer de mama chegam a até 95%. Tumores desse tamanho são pequenos demais para ser detectados por palpação, mas são visíveis na mamografia. Por isso é fundamental que toda mulher faça uma mamografia por ano a partir dos 40 anos.

Apesar da mamografia ser indicada apenas a partir dos 40 anos, a mulher deve procurar, regularmente, atendimento médico para a prevenção e diagnóstico precoce da doença. É o profissional médico quem avalia fatores de risco, como histórico familiar, dentre outros, e encaminha a paciente para exames como USG mamária ou mamografia. A adoção de um estilo de vida saudável também é imprescindível para a prevenção.

Compartilhe Isso