Irmãs são atração no ciclismo de Candeias

Por Redação
4 Min

A prática do ciclismo é considerada pelos especialistas – médicos, preparadores físicos e profissionais da área de saúde – como a uma das atividades mais interessantes e, talvez mais completas, para manter um corpo sadio, e pode ser exercida em qualquer tempo, a partir dos 6 anos de idade, ou um pouco menos desde que acompanhada de pais e orientadores.

Esporte olímpico, o ciclismo não é um dos preferidos dos brasileiros, mas tem muitos simpatizantes no país onde nem sempre existe o interesse pelas atividades e exercícios físicos. Ainda há a dificuldade para a prática do esporte.

Em Candeias, um grupo de moradores do bairro do Santo Antônio, um dos mais antigos e tradicionais da cidade, decidiu, apenas por pura diversão, andar de bike (bicicleta em inglês em tradução livre) e se autodenominaram “Amigos do Frango”.

Inicialmente, os amigos passeavam do bairro até a fábrica da Graftech, na BA 522, num percurso de aproximadamente 3 km medindo a resistência de cada um e também os efeitos positivos no retorno.

Um ano depois, percebendo o crescimento e a animação de todos, decidiu-se por denominar o grupo de “Pedal Alternativo”, por considerar serem diferentes na cidade, sentirem o crescimento apresentado e se aproximarem mais dos objetivos.

A partir dessa percepção, além dos pequenos passeios, também ficou resolvido que passariam a participar de eventos na região, como trilhas e passeios.

Moradores de outros bairros como Urbis I e II, Nova Candeias, Nova Brasília e Malembá começaram a se interessar pelo esporte e participar do grupo.

De menos de uma dezena há 3 anos, hoje são mais de 50 os integrantes, entre os quais 10 mulheres adolescentes e jovens que se reúnem todas as semanas para conversar, trocar ideias e planejar as ações e eventos que devem participar, além de “desfilarem” pelas ruas de Candeias na segunda, quarta e sexta à noite e terça e quinta pela manhã.

Ingrid Brito, uma das líderes do Pedal Alternativo, considera que além de aumentar a convivência e o espírito de união, o esporte traz dá qualidade de vida, prazer e diversão e espera contar novas em breve.

Bikegatas

Como resultado de participar, o grupo começa a se relacionar com “ciclistas” das cidades de Salvador, Camaçari, Alagoinhas, Dias D’Ávila, Simões Filho e Teofilândia, no Sertão da Bahia.

Um fato curioso no grupo é a participação das três irmãs Ingrid, Milena e Érica Brito (foto) no Pedal Alternativo – conhecidas como “As Bikegatas” – que curtem, se divertem e melhoram a saúde ao pedalar palas ruas e estradas e aumentam a autoestima pessoal e familiar.

A próxima atividade para os ciclistas do “Pedal Alternativo“ candeense é participar, em Salvador, dos “Três Faróis”, no dia 6 de dezembro, saindo do Farol da Barra, passando por Itapoan e terminando na Ponta de Humaitá, numa distância aproximada de 70 km visitando os 3 faróis da capital baiana.

Compartilhe Isso