Anel Viário deve melhorar o trânsito em Candeias

Por Redação
4 Min

Os frequentes engarrafamentos no trânsito de Candeias, a 53 quilômetros de Salvador, poderão ser atenuados a partir de março de 2016. É que esta é a data prevista para finalização do Anel Viário que está sendo construído na região e que ligará a BA-522 à BR-324.

anel-viario-deve-melhorar-o-transito-em-candeias

Fruto de um convênio da Secretaria de Infraestrutura da Bahia (Seinfra) com a Petrobras, o Anel Viário terá 13 quilômetros de extensão e um investimento de R$ 22 milhões (somente da obra), provenientes da estatal.

Outros R$ 5 milhões, verba do governo do estado, foram utilizados para realizar sete desapropriações de pequenos proprietários rurais e remoção de serviços públicos que estavam no trajeto da nova via.

O contorno foi pensado justamente para tentar solucionar os problemas viários do município que sofre com congestionamentos constantes, derivados do grande fluxo de veículos que transitam pelo local.

“São veículos  em direção às cidades vizinhas e a Candeias. Há o transporte de carretas, comum nessas cidades para abastecimento do comércio, além de veículos que fazem o escoamento dos produtos da refinaria de Mataripe”, diz o superintendente de Infraestrutura e Transportes da Secretaria Estadual de Infraestrutura (Seinfra), Saulo Pontes.

Cruzamento

Ele ressalta que duas rodovias estaduais (as BA’s 522 e 523) se cruzam dentro do perímetro urbano de Candeias, o que influencia no trânsito do local. A 522 tangencia a principal entrada da cidade  e o congestionamento se reflete diariamente no trânsito do centro urbano. A intenção, com o contorno viário, é criar outra opção de trajeto e desafogar as vias de Candeias.

O vendedor Felipe Dias, 18, conta que os piores horários costumam ser no início da manhã e final da tarde, mas que os congestionamentos não se restringem a esses picos. “Reflete na cidade inteira. A população não tem muito o que fazer. Do meu trabalho para casa, leva cinco minutos, mas às vezes chego a ficar mais de 40 minutos no trânsito. É uma situação que já devia ter sido resolvida”, destaca.

O pintor industrial Luciano de Souza, 46, também reclama dos transtornos. “É uma parafernália. Algumas vezes fica o dia todo engarrafado.  Há muito tempo que a gente vem reclamando e nunca foi feito nada. A gente espera que esse anel viário ajude de fato a resolver esse problema”, acrescenta.

Atraso

A obra, iniciada em 23 de abril de 2014, tinha previsão inicial, segundo o superintendente de Infraestrutura da Seinfra, de ser entregue em junho deste ano, mas foi adiada por problemas relacionados às desapropriações, ao solo massapê do trajeto e relocações de serviços públicos como gás, água e ferrovia que estavam no trajeto da nova via.

De acordo com Saulo Pontes,  58% das obras estão concluídas – foram realizados cerca de 80% da terraplanagem e 71% de drenagem na via. A previsão é que 780 veículos utilizem diariamente o novo trajeto e que 175 mil moradores das cidades de Candeias, Madre de Deus e São Francisco do Conde (Mataripe) sejam beneficiados com a melhoria do tráfego na região

Compartilhe Isso