O Ministério Público da Bahia (MPBA) solicitou à Corregedoria Geral que inicie uma investigação para apurar se a Oficial de Justiça, Nilzelia Cardoso dos Santos, está deliberadamente dificultando a entrega de mandados relacionados a processos envolvendo o ex-prefeito de Madre de Deus, Jeferson Andrade Batista, por ser sua sogra.
Nilzelia Cardoso dos Santos é a mãe da ex-secretária municipal de saúde, Naiara Andrade Cardoso, esposa do ex-prefeito afastado e sentenciado por improbidade administrativa, além de ser obrigado a devolver mais de R$2 milhões referentes ao Parque Industrial que causou prejuízos ao município de Madre de Deus.
Em 2019, diversos veículos de comunicação apontaram que Nilzelia era a responsável por fazer a citação do genro Jeferson Andrade, no entanto, nunca conseguiu realizá-la, o que levantou suspeitas.
Leia Também
Durante um discurso em 2019, o vereador Val Peças mencionou a situação em plenário, questionando a suposta falta de localização de Jeferson pela própria sogra.
Além disso, o Ministério Público constatou que não apenas Jeferson, mas também seus aliados políticos não eram citados por Nilzelia. Entre eles, destaca-se Jibson Coutinho, que responde a processos por danos ao erário público.
O MPBA está investigando possíveis fraudes em licitações, desvio de verbas públicas e superfaturamento de obras e serviços relacionados a contratos firmados com o Instituto Médico Cardiológico da Bahia. O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) foi acionado para esclarecer os fatos e determinou prazos para respostas.
Ademais, essa não é a primeira vez que Nilzelia Cardoso dos Santos é alvo de processos administrativos por condutas inadequadas no exercício de suas funções como oficial de justiça.
Portanto, o caso envolvendo a entregas de mandados judiciais por parte de Nilzelia, sogra de Jederson, segue em investigação, diante das suspeitas levantadas pela atuação da oficial de justiça.