O abastecimento de água em algumas regiões da Bahia foi reduzido pela Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) desde a manhã desta terça-feira (17). As cidades de Madre de Deus, Candeias e São Francisco do Conde, juntamente com algumas ilhas de Salvador, estão enfrentando uma diminuição temporária no fornecimento de água.
Além desses municípios, outras localidades afetadas pela redução incluem Muribeca, Ilha das Fontes, Ilha do Pati, Socorro, Caípe e Santo Estevão. Nas ilhas de Salvador, como Bom Jesus dos Passos, Paramana, Loreto e Ponta de Nossa Senhora, também houve impacto na distribuição de água.
De acordo com a Embasa, essa interrupção no fornecimento foi necessária para a realização de um serviço de manutenção na adutora. Locais considerados pontos críticos pela empresa podem sofrer interrupções no abastecimento.
A previsão é que o serviço seja concluído no mesmo dia, com a retomada gradual do abastecimento em até 48 horas. Segundo a gerência da Embasa, o serviço foi finalizado por volta das 16h30.
Diante desse cenário, a Embasa orienta os moradores a fazerem uso consciente da água disponível em suas residências, uma vez que a retomada do fornecimento acontece de forma progressiva. Para aqueles que necessitarem de abastecimento alternativo, é possível solicitar o serviço de carro-pipa através do teleatendimento 0800 0555 195, do aplicativo Embasa ou do site de atendimento virtual da empresa, com prioridade para unidades de saúde.
Portanto, a população afetada precisa ficar atenta às recomendações da Embasa e contribuir para o uso responsável e racional da água nesse período de redução no fornecimento.