Já está funcionando em Madre de Deus, as atividades do Projeto Piloto do Tempo Integral, que contará neste primeiro momento com cerca de 240 alunos do 5º ano da Escola Deijair Maria Pinheiro, e terão no segundo turno atividades esportivas, culturais, reforço escolar, informática avançada, além de aprenderem outras línguas, como o inglês. O projeto teve início no dia 1 de gosto de 2017.
Para o prefeito Jeferson Andrade (DEM), é uma emoção e orgulho de tirar este projeto do papel, “Estamos aqui para aprender juntos em um espaço onde os alunos terão a opção de montar a grade com cinco modalidades, cultural, inglês, tecnologia, o Madre Canal,e orientação de estudos” disse. A previsão é que em 2018, sejam 1500 alunos dos 5°, 6° e 7° anos no ensino em tempo integral, e em 2019, chegue a 2500 estudantes.
A Prefeitura, através da Secretaria de Educação, adotou o modelo de ensino de contraturno, como extensão do turno da escola regular. Muito mais do que o tempo em sala de aula, a educação integral reorganiza espaços e conteúdos. A proposta é a criação de um novo espaço que oportunize o acesso à cultura, artes, esporte, lazer, tecnologias de comunicação, cidadania, preservação do meio ambiente, saúde, literatura, jogos entre outros componentes.
Bahia Política