Mais um caso de maus tratos a animais na 28ª edição da Feira Internacional da Agropecuária (Fenagro), no Parque de Exposições de Salvador, em Salvador, foi denunciado ao Bocão News na manhã desta segunda-feira (30). As imagens foram registradas por leitores do site no Parque.
No último domingo (29), o cavalo Forró do Cardeal, campeão nacional Master/maior de marcha em 2011 e master de marcha em 2009, e com mais de 70 premiações, morreu eletrocutado em uma baia do Parque de Exposição. De acordo com um leitor do site, que filmou com aparelho celular o local onde o cavalo – da raça Mangalarga Marchador, de 14 anos e com 12 filhos registrados, do Haras Caraíbas, em Pirajá-, não existia instalação adequada.
Segundo um técnico que já trabalhou em outras edições da feira e não quis ser identificado, um dos grandes problemas, é que o Parque não dispõe de baias suficientes para a quantidade de animais trazidos para eventos como a Fenagro. Ele ainda ressalta que muitas baias terminam sendo improvisadas, bem como suas instalações elétricas. Uma quantidade de baias é de concreto, as improvisadas são de madeiras e ferro.
Por meio do evento, os investidores esperam a movimentação financeira em torno R$ 100 milhões em negócios até o dia 6 de dezembro.
Tragédia na Fenagro: cavalo campeão morre eletrocutado em baia
Uma tragédia criou um prejuízo quase incalculável ao proprietário do cavalo Forró do Cardeal, campeão nacional Master/maior de marcha em 2011 e master de marcha em 2009, e com mais de 70 premiações. O animal morreu eletrocutado na noite deste domingo (29), em uma baia do Parque de Exposição, em Salvador, durante mais uma edição da Feira Internacional da Agropecuária (Fenagro).
De acordo com um leitor do Bocão News, que filmou com aparelho celular o local onde o cavalo – da raça Mangalarga Marchador, de 14 anos e com 12 filhos registrados, do Haras Caraíbas, em Pirajá-, não existia proteção adequada no espaço, conhecido como baia.
Segundo um técnico que já trabalhou em outras edições da feira e não quis ser identificado, um dos grandes problemas, é que o Parque de Exposições não dispõe de baias suficientes para a quantidade de animais trazidos para eventos como a Fenagro. Ele ainda ressalta que muitas baias terminam sendo improvisadas, bem como suas instalações elétricas. Uma quantidade de baias é de concreto, as improvisadas são de madeiras e ferro.
O Parque de Exposição é administrado pela Secretaria da Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura (Seagri) e o evento neste ano foi organizado pela Associação dos Caprinos e Ovinos da Bahia, através de concessão fornecida pelo órgão estadual para usar o espaço.
Na há informações se existe para o evento Anotação de Responsabilidade Técnica (ART), fornecida pelo Crea-BA, que legaliza projetos que envolvam estruturas elétricas, entre outras. Ainda não há informações se o choque elétrico foi acidental ou criminoso.
Bocão News