Diálogo entre Secretaria da Bahia e Western Ontario University para cooperação internacional

Por Redação
2 Min

O Governo do Estado da Bahia, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE), e a Western Ontario University, no Canadá, firmaram a intenção de construir um Termo de Cooperação Internacional. A ideia surgiu após a disciplina Internacional Geosciences Field Experience, que faz parte do programa da Western para o curso de Earth Science, que envolveu estudantes canadenses e brasileiros em uma experiência de campo em Salvador e no interior do estado.

O gestor da pasta, Angelo Almeida, destacou a importância da parceria, afirmando que a Bahia está estabelecendo uma relação bilateral com o Canadá que trará novas oportunidades de pesquisa e conhecimento na área de mineração. O termo de cooperação terá como foco minerais críticos e estratégicos, novas tecnologias aplicadas à descoberta e ampliação de depósitos, e sustentabilidade ambiental na mineração, com ênfase nos impactos em terras indígenas e no reuso de rejeitos.

A responsável pela disciplina, a professora e geóloga baiana, Débora Rios, ressaltou que o termo permitirá um Panorama Futuro da Cooperação, capacitando profissionais da indústria mineral e fornecendo acesso a uma formação profissional focada na resolução de problemas enfrentados pela mineração na Bahia.

O programa Internacional Geosciences Field Experience foi retomado este ano após a pandemia, sendo a primeira vez que ocorre no Brasil, mais especificamente na Bahia. A experiência proporcionou aos estudantes canadenses e brasileiros a oportunidade de conhecerem a ampla riqueza e geodiversidade do estado, visitando minas e depósitos renomados como a Fazenda Brasileiro e a mineração de Jacobina.

Durante a visita, foram realizadas atividades de campo, como encontros no Museu Geológico da Bahia e no Centro Gemológico da Bahia, além de uma visita geoturística ao Centro Histórico de Salvador. O grupo também teve a oportunidade de interagir com geocientistas baianos, autoridades locais e profissionais da área de mineração, enriquecendo o intercâmbio de conhecimento e experiências entre os dois países.

Compartilhe Isso