Dados divulgados pelo Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos (Dieese), na quarta-feira (27), apontam que foram fechados 18 mil postos de trabalho em Salvador e região metropolitana no mês de março deste ano.
Conforme o Dieese, a taxa de desemprego no mês foi de 21,3%, acima da registrada em fevereiro, que fechou em 20,2% (+1,1%). No mês passado, o número de desempregados foi calculado em 395 mil pessoas.
Os setores que mais demitiram foram os de serviço, construção, indústria de transformação, comércio e reparação de veículos automotores e motocicletas.
Nos 30 anos, a RMS praticamente liderou todos os meses os índices de desempregados nas 6 grandes regiões metropolitanas pesquisadas.
Fevereiro também negativo
A Bahia registrou em fevereiro de 2016 um saldo negativo de 5.812 postos de trabalho com carteira assinada, segundo apontou dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), sistematizadas pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI).
De acordo com a SEI, o resultado mostra a diferença entre o total de 43.537 admissões e 49.349 desligamentos feitos no mês de fevereiro. O saldo foi menor do que o registrado no mesmo período do ano passado (-6.800 postos) e maior do que o contabilizado no mês de janeiro de 2016 (-1.990 postos).