Por descumprir a “Lei dos 15 Minutos”, a Superintendência de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-BA) autuou e multou a agência do Banco Bradesco, na avenida Sete de Setembro, em Salvador. A penalidade tem valor de R$ 1.550.400.
Em nota, o Bradesco esclarece que concentra esforços para atender todos os públicos com qualidade, segurança e agilidade. “O objetivo é atender nos prazos estabelecidos pela legislação aplicável, que devem primar pela razoabilidade, porém podem ocorrer situações não usuais que gerem maior fluxo nas agências”, justificou a agência, em comunicado enviado às 9h43.
Segundo o órgão, o estabelecimento foi punido após denúncias realizadas por consumidores. O Procon-BA explica que o banco foi multado após o devido processo legal.
“A multa foi aplicada após o devido processo legal, que garantiu prazo para que o Banco Bradesco pudesse exercer a ampla defesa e o contraditório”, ressaltou, em nota, o Superintendente do Procon-BA, Marcos Medrado.
Já o diretor de fiscalização do Procon-BA, Iratan Vilas Boas, informou que o banco tem o dever de cumprir a legislação. “Situações repetidas como a ocorrida nesta agência devem ser tratadas com rigor, pois caracterizam afronta à legislação e aos consumidores”, disse Vilas Boas.
As denúncias relacionadas às práticas abusivas no mercado de consumo podem ser feitas pelo e-mail denuncia.procon@sjdhds.ba.gov.br e no aplicativo “Procon-BA mobile”, disponível para download nas plataformas IOS e Android.
Para tirar dúvidas referentes ao direito do consumidor, o telefone disponível é (71) 3116-0567.
A lei municipal nº 5.978/2001, conhecida como a “Lei dos 15 Minutos”, regula o tempo de atendimento nos caixas presenciais das agências bancárias em 15 minutos nos dias normais e até 25 minutos em véspera ou após feriados prolongados.
Candeias
Já em Candeias além do não cumprimento da lei, os clientes tiveram uma surpresa ao entrar na agencia 3016 localizada na Praça Doutor Gualberto no Centro nesta segunda-feira (27).
Um buraco imenso no teto da agência chamava atenção as tubulações de esgoto expostas e pigando no chão, muitos comentários como a falta de segurança e risco de desabamento foram mencionado por alguns clientes que olhavam assustados pois uma parte exposta da viga parecia esta rachada e comprometida.
Reclamações são frequentes por parte dos clientes dessa Agência como mal atendimento e lentidão mas, pouco tem se feito a respeito.