No primeiro dia do Mesa ao Vivo Bahia, realizado no Mercado do Rio Vermelho, aulas shows, degustações e a presença de 14 chefs renomados marcaram o evento, explorando o tema ‘Cozinha Turístico-Criativa: A Arte da Culinária Baiana’. Ingredientes típicos do estado foram utilizados em diversos preparos da 9ª edição baiana, organizada pelo Núcleo de Inteligência em Gastronomia Mundo Mesa com o apoio das Secretarias de Desenvolvimento Econômico (SDE), de Turismo (Setur) e Desenvolvimento Rural (SDR), através da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR). A abertura oficial do Mesa contou com a presença do diretor Executivo da Mundo Mesa, Georges Schnyder, dos secretários da SDE, Angelo Almeida, e da Setur, Maurício Bacelar, além da representante da CAR, Helca Alves.
De acordo com Angelo Almeida, o Mesa ao Vivo Bahia fortalece um novo conceito da gastronomia brasileira, integrando o público, a teoria e a prática, considerando a singularidade da Bahia. Ele ressaltou a importância do evento para o desenvolvimento econômico, a cultura baiana, o turismo gastronômico e a agricultura local. O secretário também destacou que todos os produtos utilizados pelos chefs são da Ceasinha, valorizando o trabalho dos permissionários locais e seguindo o propósito do governador Jerônimo Rodrigues em promover o potencial do mercado para a capital.
Por sua vez, Maurício Bacelar, titular da Setur-BA, enfatizou o papel fundamental da gastronomia baiana na atração de visitantes para o estado, destacando o Mercado do Rio Vermelho como um dos principais centros gastronômicos e turísticos de Salvador. Ele elogiou a utilização de produtos genuinamente baianos pelos renomados chefs presentes no evento.
Os chefs Kafe e Dante Bassi, do restaurante Manga, foram responsáveis pela abertura da Cozinha Show. Kafe Bassi elogiou o evento e destacou a importância da valorização da Ceasa e dos vendedores locais. Ele expressou sua satisfação em participar do Mesa ao Vivo Bahia, ressaltando a qualidade do espaço e a expectativa de um evento de sucesso.
A programação do sábado (07) inclui diversas atividades, como aulas shows com chefs renomados, como Claude Troisgros, e a Cozinha 2, com profissionais do ramo gastronômico. As inscrições para a Cozinha 2 estão encerradas, mas as aulas da Cozinha Show, abertas ao público, estão sendo realizadas na praça de alimentação da Ceasinha. Para mais informações, os interessados podem acessar o site oficial do evento em https://www.prazeresdamesa.com.br/mesa-bahia-2024/.