O II Concurso da Moqueca, organizado pela Associação Brasileira de Bares e Restaurantes, seção Bahia (Abrasel-BA), em parceria com a Secretaria de Turismo (Setur-BA), e com o apoio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE), foi lançado nesta terça-feira (15) no Mercado do Rio Vermelho (Ceasinha), em Salvador.
O evento contou com a presença de autoridades, representantes do setor turístico e chefs de cozinha, e foi animado pela percussão do Movimento Afro Bahia. Ao final, uma cozinha-show foi realizada, com a preparação de uma deliciosa moqueca de peixe para degustação, oferecida pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac).
Os empreendimentos gastronômicos das 13 zonas turísticas baianas têm a oportunidade de concorrer ao prêmio Dendê de Ouro. As inscrições estão abertas e podem ser feitas até o dia 31 de outubro no site www.concursodamoqueca.com.br. As receitas serão avaliadas em cada estabelecimento participante de 8 a 24 de novembro. A grande final do concurso está marcada para o dia 7 de dezembro no Mercado do Rio Vermelho, onde um júri composto por chefs renomados irá escolher as três melhores moquecas do estado.
Maurício Bacelar, titular da Setur-BA, ressaltou a importância do concurso para a promoção da gastronomia baiana e do turismo diversificado que o estado oferece. Luiz Henrique do Amaral, presidente-executivo da Abrasel-BA, destacou a relevância do concurso para fortalecer o turismo gastronômico, utilizando a moqueca como um símbolo da identidade regional.
Durante o lançamento, o chef Aldo Balada, do restaurante Cabana do Manoel em Valença, na Costa do Dendê, demonstrou confiança em conquistar a primeira colocação este ano, após ter ficado em segundo lugar no concurso anterior. Ele enfatizou que a participação no concurso impulsionou o crescimento de seu restaurante e atraiu mais clientes, transformando a história do negócio.
Com a criação da Rota da Moqueca, baseada no produto icônico que é o dendê, a expectativa é de que o concurso contribua para a valorização da culinária baiana e incentive o turismo na região. A competição promete ser um sucesso, reunindo o melhor da gastronomia local e celebrando a diversidade e riqueza cultural da Bahia.