A duplicação do trecho da BA-001 que conecta Nazaré das Farinhas à Ponte do Funil, em Itaparica, está prevista no projeto de Sistema Viário. O importante avanço no projeto da ponte Salvador-Ilha de Itaparica ocorreu com a assinatura do contrato de financiamento entre o Banco de Desenvolvimento da América Latina e do Caribe (CAF) e o Governo do Estado da Bahia. O acordo estabelece um empréstimo de até US$ 150 milhões para a recuperação e duplicação do trecho mencionado, como parte das obras complementares do Sistema Viário Integrado da ponte.
Segundo o contrato, parte dos recursos também será direcionada ao financiamento parcial de contribuições ao Fundo de Garantia de Aporte da Ponte (FGAP). O secretário da Fazenda, Manoel Vitório, explicou que a relação com a CAF faz parte de uma etapa estratégica de diálogo com agências de fomento para assegurar a concretização da ponte.
Com o objetivo de melhorar a integração entre a Região Metropolitana de Salvador (RMS) e as regiões sul, sudoeste e oeste da Bahia, o projeto busca oferecer uma solução logística eficiente e resiliente às mudanças climáticas, além de promover inclusão social e financeira. A ponte Salvador-Ilha de Itaparica será construída com base em critérios rigorosos de sustentabilidade e resiliência ambiental.
A representante do CAF no Brasil, Estefanía Laterza, afirmou que o financiamento do projeto é parte dos esforços do banco para melhorar a qualidade de vida na América Latina e no Caribe. A execução do projeto será realizada por meio de uma parceria público-privada (PPP), contemplando diversos trechos, incluindo a recuperação e ampliação do trecho da BA-001.
O contrato de financiamento do projeto inclui medidas de mitigação ambiental e social para reduzir os impactos do empreendimento. A construção da ponte Salvador-Ilha de Itaparica promete transformar a logística e o desenvolvimento econômico do estado ao conectar regiões estratégicas e fomentar o crescimento de áreas ainda pouco integradas à capital baiana.
Fonte: Gov Bahia.
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