A Operação Banco-Acessibilidade finalizada na tarde desta sexta-feira (15/9) vistoriou 50 estabelecimentos bancários em diversos pontos de Salvador, durante quatro dias. Realizada pela Diretoria de Ações de Proteção e Defesa do Consumidor (Codecon), órgão vinculado à Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop) encontrou 43 agências que não condiziam com as leis consumeristas.
A ação teve como objetivo verificar a qualidade dos serviços oferecidos pelos bancos aos consumidores, em especial aos clientes que possuem deficiência visual. Foram emitidas 36 notificações (por ausência de informações em braille, contratos e extratos) e 13 autos de infração (seis por ausência de informações em braille, contratos e extratos, e outras sete por descumprimento da lei dos 15 minutos).
A operação aconteceu em agências no Comércio, Calçada, Mares, Liberdade, Largo do Tanque, Faz Grande do Retiro, São Caetano, Pituba, Shopping da Bahia, Centro Empresarial Iguatemi, Av. Antonio Carlos Magalhães e Parque Bela Vista. “Percebemos a dificuldade dos funcionários em lidar com a situação, pois durante as vistorias, a maioria demonstrou que não sabia como agir ao atender um deficiente visual e consultou as normas do Banco Central para obter orientações sobre o assunto”, disse Alexandre Lopes, diretor geral da Codecon.
Por Aratu online
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