Foi lançada oficialmente nesta terça-feira (8/5), pelo governador Rui Costa, no Centro Administrativo da Bahia (CAB), em Salvador, a segunda edição da Campus Party Bahia (CPBA), que acontece na próxima semana, de quinta-feira (17/5) a domingo (20/5), na Arena Fonte Nova. Empreendedores, cientistas e apaixonados por jogos e inovações poderão trocar experiências tecnológicas nas áreas de educação, economia, trabalho e cultura digital.
A expectativa é que cerca de 90 mil pessoas participem de atividades na área aberta do evento – que tem o Aratu Online como portal oficial – e 5 mil barracas abriguem “campuseiros” de todas as regiões do Brasil. A programação, que inclui palestras, presença de startups, atividades com drones e simuladores, hackathons (maratona de hackers), além de espaço para crianças, conta com mais de 300 horas de atrações.
Como na primeira edição, realizada em 2017, a Campus Party vai disponibilizar uma área com acesso gratuito, a Open Campus. O acesso ao espaço ocorrerá das 10h às 20h, entre os dias 17 a 19, e das 10h às 15h, no dia 20. Palestras, atividades com drones e simuladores estão entre as atrações oferecidas. Um espaço para as crianças, o Campus Kids, também foi criado.
STARTUPS
A Open Campus vai abrigar, ainda, startups – empresas em fase inicial que desenvolvem produtos ou serviços inovadores, com potencial de rápido de crescimento. A categoria ‘Early Stage’ será destinada a projetos pouco avançados, com equipes bem definidas, primeiros protótipos criados e ainda testados que não receberam investimento. Na ‘Growth Stage’ estarão startups avançadas, com produtos lançados no mercado, com ou sem investimento, que já possuam faturamento, além de um grupo de makers, que são capazes de criar, construir, modificar ou fabricar objetos e projetos.
O espaço ‘Educação do Futuro’ receberá educadores, artistas, pesquisadores, empreendedores e alunos interessados na implementação de ambientes educacionais mais mão-na-massa. O espaço é uma parceria do Lifelong Kindergarten Group e do MIT Media Lab. A área ‘Fazedores’ tem o intuito de promover a cultura maker no Brasil. Tradicional no evento, o espaço incluirá oficinas makers com equipamentos eletrônicos, interação com ferramentas e plataformas de prototipação, workshops sobre cultura maker e área para livre prototipação.
No “Campus Future”, estudantes universitários, alunos de cursos técnicos do ensino médio e recém-formados até dois anos também terão um espaço para mostrar seus talentos. A programação completa pode ser conferida na página do evento.