Na manhã desta quinta-feira (1º), foi inaugurada a Central de Quimioterapia do Hospital da Mulher no Largo de Roma, em Salvador.
Em conversa com o BNews, o secretário da Saúde (Sesab), Fábio Vilas Boas, disse que a implantação da unidade é um marco no atendimento à saúde da mulher. “Estamos dando o primeiro passo para transformar o Hospital da Mulher em uma unidade de alta complexidade em oncologia, uma Unacon. O servço de quiometarapia, que antes era oferecido pulverizado em outras unidades da capital e interior, hoje passa também a ser ofertado aqui”, disse.
“A previsão é que todo o tratamento quimioterápico, oncológico, das doenças do aparelho reprodutor feminino humano, útero e ovários, passe a ser feito aqui no Hospital da Mulher”, estimou Vilas Boas, que tem a previsão de atendimento no local de aproximadamente 500 mulheres. “Para 2019, estamos trabalhando para que aqui passe a ter uma acelerador linear, para que seja feita também a radioterapia”, adiantou.
Ainda segundo o titular da Sesab, até o final do ano, serão iniciadas obras de construção de unidades de alta complexidade em oncologia nas cidades de Barreiras, Irecê, Porto Seguro, Caetité e Juazeiro.
Por: Guilherme Reis e Aparecido Silva