Codesal segue em alerta máximo por conta de chuvas que devem durar até quinta (28)

Por Redação
2 Min
Foto: Josué Júnior

A Defesa Civil de Salvador (Codesal) emitiu alerta máximo com a chegada das fortes chuvas em Salvador nesta terça-feira (26). Por conta de uma frente fria vinda da região Sudeste, as chuvas devem seguir de maneira fraca e moderada durante o dia, o que deve causar alagamentos e possíveis deslizamentos de terra em toda a cidade.

Nas últimas 72 horas, bairros de Salvador como o Retiro e a Liberdade chegaram a acumular 54 mm em nível pluviométrico. Nas últimas horas, a Ondina e a Pituba acumularam 10,8 e 8,4 mm. As informações são do Centro de Monitoramento e Alerta da Defesa Civil (Cemadec) de Salvador.

Cumprindo o que diz o Plano de Proteção e Defesa Civil (PPDC), a Codesal acionou as sirenes da Baixa de Santa Rita, do Calabetão, do Bom Juá, da Vila Picasso, da Voluntários da Pátria e da Baixa do Cacau. Os moradores destas localidades deverão sair de suas casas até os locais determinados pelo órgão.

As sirenes são acionadas quando o volume de chuvas acumulado em determinada região ultrapassa a 150mm.

Ocorrências

Até às 11h desta terça-feira (26), a Codesal registrou 128 ocorrências. Foram oito alagamentos de área, 42 alagamentos de imóveis, sete ameaças de desabamento, 13 ameaças de deslizamento, duas árvores caídas, três desabamentos de imóveis, sete deslizamentos de muro, quatro desabamentos parciais, 40 deslizamentos de terra, um destelhamento de imóvel, uma infiltração.

Os chamados de emergência e deslizamento de terra deverão ser feitos através do Disque Codesal 199.

Compartilhe Isso