“Guerra” de espadas, venda de fogueira na rua e foguetório: o São João antecipado em Salvador

Por Redação
2 Min
Foto: leitor/Aratu On

A ideia era antecipar feriados para conter a população em casa e, com isso, colocar um freio no número de contaminação pelo coronavírus. Só que alguns soteropolitanos não entenderam e, no dia de São João, promoveram queima de fogos e até montaram fogueira nas ruas. Vários bairros da capital baiana viveram um clima de festa, como Periperi, no Subúrbio Ferroviário. Lá, tradicionamente, acontece a “gerra” de espadas, que é proibida.

A segunda-feira (25/5), segundo decreto da Prefeitura da capital, era equivalente ao dia 24 de junho. Foi o suficiente para as comemorações. No Largo do Tanque, durante a tarde, fogueiras foram expostas e vendidas. Um motorista que passava pela região registrou a curiosidade. “‘Tá’ achando que é brincadeira?! Hoje, 25 de maio, é São João. Olha as fogueiras vendidas. Largo do Tanque”, diz o cinegrafista amador em um vídeo.

 

No “dia de São João” comerciantes vendem fogueiras em Salvador. Olha essa situação no Largo do Tanque.

Vídeo incorporado

Veja outros Tweets de Aratu On

Em outras localidades a população queimou a fogueira na porta de casa, como em Itapuã. Em outro ponto da capital baiana, no bairro do Uruguai, na Cidade Baixa, foram registrados momentos de aglomerações e toque de rojões.

ANTECIPAÇÃO DE FERIADOS:

Começaram a valer nesta segunda-feira (25/5), a lei de número 9.528/2020 e o decreto 32.431/2020, que tratam da antecipação de feriados e suspensão de atividades econômicas até sexta-feira (29) em Salvador.

Os feriados de 24 de junho (São João) e 8 de dezembro (Dia de Nossa Senhora da Conceição da Praia), previstos em lei municipal de 1967, foram excepcionalmente alterados para segunda e quarta, respectivamente. Já a antecipação do Dois de Julho, Dia da Independência da Bahia, ocorre nesta terça (26/5), conforme a lei estadual de 14.267/2020 e do decreto estadual 19.722/2020.

Compartilhe Isso