A celebração do bicentenário da Independência do Brasil na Bahia começa na sexta-feira, 30 de junho, em Salvador. Na programação divulgada pela Prefeitura, os festejos contarão com atividades cívicas, pedagógicas e artístico-culturais.
Confira a programação:
30 de junho
7h30: Saída do Fogo Simbólico do Recôncavo Leste de Cachoeira e do Recôncavo Norte de Mata São João em direção a Pirajá.
19h às 20h30: Estreia do espetáculo ‘A Resistência Cabocla’ com Bando de Teatro Olodum e convidados – Homenagem ao Bicentenário da Independência, no Palco Campo Grande.
1° de julho
9h: Celebração do Te Deum com participação do Coral da Basílica do Bonfim regido pelo maestro Francisco Carlos Rufino, na Igreja da Catedral da Sé, no Terreiro de Jesus.
11h: Entrega da Requalificação do Largo da Lapinha e do Pavilhão 2 de Julho.
12h: Encontro dos Fogos Simbólicos do Recôncavo Leste e do Recôncavo Norte, em Simões Filho.
16h: Cerimônia Cívica da chegada do Fogo Simbólico, no Largo de Pirajá; hasteamento das bandeiras por autoridades e execução do hino nacional pela Banda de Música da Polícia Militar do Estado da Bahia; acendimento da pira; colocação de flores no túmulo do General Labatut pelas autoridades presentes.
17h às 20h: Show do Cortejo Afro, no Palco Largo da Lapinha.
18h às 6h: Ultramaratona da Independência, no Parque dos Ventos, na Boca do Rio.
18h às 20h: Show inédito da Banda Sinfônica do Corpo de Fuzileiros Navais da Marinha, no Palco Farol da Barra.
17h às 18h30: Apresentação do espetáculo A Resistência Cabocla – Homenagem ao Bicentenário da Independência, no Palco do Campo Grande.
19h às 20h30: Apresentação do espetáculo A Resistência Cabocla – Homenagem ao Bicentenário da Independência, no Palco Campo Grande.
2 de julho
6h: Alvorada com queima de fogos no Palco Largo da Lapinha.
7h: Organização do Cortejo Cívico na Lapinha.
8h: Cerimônia Cívica: Hasteamento das Bandeiras por Autoridades, com a execução do Hino Nacional pela Banda de Música da Marinha do Brasil.
8h10: Colocação de flores pelas autoridades presentes no monumento ao General Labatut; entrega dos carros emblemáticos dos caboclos; execução do hino ao 2 de Julho pela Banda de Música da Marinha do Brasil.
9h: Início do Cortejo Cívico do 2 de Julho – Participação do Museu Vivo