Prefeitura Municipal de Candeias publicou nesta segunda-feira (8), o Decreto 030/2015 que estabelece medidas de racionalização, controle orçamentário e contenção de despesas administrativas. A decisão, que já entrou em vigor, considerou o Estado de Emergência, declarado no dia 12 de abril de 2015, por conta da chuva que assolou a região no mês de abril e que causou diversos danos ao município.
De acordo com a prefeitura, algumas medidas foram adotadas para reduzir em até 25% as despesas públicas municipais. Entre elas, estão a redução do expediente administrativo, que será de segunda a sexta, das 8h às 14h, e a suspensão de eventos oficiais e institucionais que possam gerar custo. Ainda segundo o órgão, os serviços essenciais e indispensáveis a Administração Pública Municipal; o pagamento de horas extras ou suplementares, por atendimentos extraordinários ficaram de fora da medida.
Em nota, o prefeito Sargento justificou a decisão, afirmando que essas ações são necessárias para garantir o pagamento das contas públicas municipais. “Nesse momento de crise precisamos garantir o cumprimento dos nossos compromissos, o atendimento para os desalojados da chuva além de não permitir que nosso município fique estagnado”, afirmou o prefeito.