São Francisco do Conde recebeu autorização do Departamento Nacional do Trânsito (Detran) para a implantação da segunda unidade municipal, em um interior baiano, do Centro Municipal de Formação de Condutores da Bahia. Para isso, o modelo adotado será o da Escola Municipal de Trânsito de Itabuna (EMTRAN), que é o primeiro centro de formação da Bahia. A inauguração em São Francisco do Conde está prevista para o mês de julho.
A representante do município foi a diretora de Trânsito e Transporte de São Francisco do Conde, Fátima Siqueira Dantas, que esteve em Itabuna nos dias 03 e 04 de março e, na ocasião, afirmou que “temos as melhores referências sobre a EMTRAN de Itabuna e as informações elogiosas repassadas pela Circunscrição Regional do Trânsito (Ciretran), que é o órgão estadual fiscalizador desta atividade. Isto nos trouxe até aqui para conhecer o projeto de perto”. A representante de São Francisco do Conde visitou as instalações e conheceu salas de aula e os equipamentos da unidade referência, inaugurada em julho de 2014. A unidade já habilitou 250 motoristas itabunenses.
A Escola Municipal de trânsito – EMTRAN-CFC no município vai oferecer os cursos de Formação de Condutores nas categorias A e B, seguindo alguns critérios de cunho social para o franciscano poder adquirir sua PPD (Permissão Para Dirigir), arcando apenas com os custos da compra do laudo (ESTADO), exames médicos (Clínicas autorizadas pelo DETRAN) e aulas teóricas e práticas veicular gratuitas, oferecidas pela EMTRAN-CFC.
A Prefeitura de São Francisco do Conde, através da Secretaria Municipal de Serviços Públicos (SESP), por meio do Departamento de Trânsito e Transportes, foi autorizads pelo DETRAN através do Ofício 21/16 a criar no município CFC – Centro de Formação de Condutores/Escola Pública de Trânsito (complementando com as Resoluções do Contran 358/2010 e 515/2014).
Com uma população estimada em 36 mil habitantes (IBGE), o município de São Francisco do Conde tem registrados 6.680 veículos, de acordo com o DETRAN. A proposta da escola que vai ser implantada é atender aos novos candidatos a motoristas que não têm condições de arcar com o curso preparatório. A implantação da escola coincide com outra importante conquista para o trânsito deste município do Recôncavo, que vai ganhar uma Regional de Trânsito (Retran), órgão ligado ao Departamento Estadual de Trânsito (DETRAN).