Universitários da cidade de São Francisco do Conde estão passando por uma situação nada agradável. Isso porque a Prefeitura Municipal, que tem como prefeito Evandro Almeida (PP), diminuiu a quantidade do transporte universitário para apenas 8 ônibus, mesmo sendo acordado entre alunos e prefeitura a quantidade mínima de 10, o que também não seria ideal para a quantidade de estudantes do município.
“Os ônibus saem em direção a um roteiro, mas, muitas vezes precisam ir buscar ou levar alunos em outras instituições” diz uma aluna que prefere não ser identificada e que enviou a denúncia ao Portal Recôncavo.
Ainda segundo a estudante, nesta semana alguns alunos chegaram em casa por volta de uma hora da manhã, isso porque o transporte que viria de Salvador para a sede da cidade (Roteiro P1) quebrou e alguns estudantes tiveram que ficar até meia noite em frente a rodoviária de Candeias a mercê da marginalidade e na espera, já que outros três ônibus se destinam a somente os bairros do município de São Francisco do Conde.
Lembrando também que os estudantes também não podem contar com os transportes aos sábados, porque a prefeitura os retirou de circulação alegando crise financeira.
Educação é o mínimo que o município deveria arcar corretamente. Porque antes dava e agora não dá mais? São Francisco do Conde continua sendo a segunda cidade mais rica da América Latina, mas, porque algumas coisas não estão mais funcionando? Perguntar não ofende.
Por Giuliani Cerqueira