Mamãe,
Não sei exatamente por que você teve que partir. Mas tenho consciência de que Deus sabe de todas as coisas e cabe a nos que ficamos na terra continuar vivendo. Esses 12 meses sem a sua presença física não foram nada fáceis. A saudade é imensa. É difícil acordar e lembrar que a pessoa que mais te amava no mundo não esta mais ali para te dar um abraço. Ou que ela não poderá mais bater na sua porta só pra te dar bom dia. O que me faz suportar é a certeza de que um dia nos reencontraremos do outro lado e teremos toda a eternidade para estarmos juntas e você poderá me encher de beijos e eu prometo não reclamar.
Você sempre desejou o melhor para seus filhos, sua família, amigos e para seu povo. Sempre quis que todos nós tivéssemos uma vida feliz. E sei que é esse desejo que ajuda a sustentar todos aqueles que te amam e sentem com enorme pesar a sua partida.
Mãe, sei que se preocupa muito com a gente ainda, mas queremos muito que você fique em paz. Sei que nem tudo está como você queria e que muita gente lhe desapontou. Mas veja também quanto amor e carinho toda a família recebeu dos amigos. Com fé em Deus tudo irá se ajustar. Nos daremos um jeito. Não se preocupe mais. Sua missão na terra foi cumprida com louvor.
É normal que as coisas nao sejam mais as mesmas. Como tudo poderia ser igual nas nossas vidas depois de termos convivido com você, um ser humano que emanava tanto amor? Aqui na terra você será sempre lembrada como um ser que iluminou diversas vidas. Me orgulho muito e agradeço a Deus por ser sua filha.
Desbravadora é o nome que atribuo a você minha mãe. Desbravar significa vencer, superar desafios e obstáculos. Durante toda a sua vida diversos desafios lhe foram impostos e você nunca deixou que nenhum deles a impedisse de seguir em frente de continuar lutando para dar uma vida melhor não só para sua família mas para toda uma cidade. E conseguiu. Transformou uma cidade marcada pela pobreza e o descaso em sinônimo de prosperidade aumentando a auto estima do seu povo que tanto ama e tornando o terreno fértil para que a população se desenvolvesse na sua plenitude. Mesmo assim, a palavra desbravadora não é suficiente para descrevê-la. Você foi professora, amiga, mãe , guerreira, visionária, carinhosa, amorosa, determinada, inteligente, mulher de fibra, honesta e inúmeras outras coisas. Sem dúvida um exemplo a ser seguido.
E o seu legado está no sorriso de cada criança sanfranciscana, como você amava suas crianças. Crianças que hoje podem estudar sem se preocupar com quando terão outra refeição. Quantas vezes você falou que seu maior objetivo era fazer com que nenhuma criança passasse fome em são Francisco do conde? E conseguiu, superou mais esse desafio. Seu legado também está nas inúmeras obras e projetos visíveis em cada esquina da cidade, sendo possível citar inclusive o local que estamos hoje reunidos a Unilab. Nunca antes tinham pensado que seria possível operar uma transformação de tamanha magnitude, houve mesmo quem dissesse que suas ideias eram loucas que você nunca iria conseguir colocar nada em pratica por que o povo de são Francisco nao tinha jeito, nunca iria lhe eleger. Mas você nao se deixou abalar, confiava no seu povo, seguiu em frente e como uma visionaria que era, com suas ideias grandiosas mexeu com toda a estrutura da cidade e com os nossos corações e nossas almas. Mesmo quem nao a conhecia, tinha motivos de sobra para lhe admirar. De fato, como dizia sua musica, “ a estrela brilhou e renasceu a esperança e tudo mudou pra melhor: Rilza Valentim”
Se enganam aqueles que pensam que a estrela deixou de brilhar. Ela brilha ainda mais forte agora que esta no céu.
Minha mãe, te amarei para sempre.
Rafaela Valentim.