No dia 14 de março de 2007, um avião da empresa Bahia Táxi Aéreo caiu no povoado de Maracangalha, em São Sebastião do Passé, enquanto fazia o trajeto de Petrolina a Salvador. A aeronave transportava R$ 5,5 milhões em malotes, destinados à capital baiana. A queda resultou na morte do piloto de 55 anos e de três funcionários da empresa.
Após o acidente, a polícia local informou que apenas R$ 500 mil do montante total foram recuperados. Moradores da região relataram que cerca de 40 pessoas saquearam o restante do dinheiro. O ocorrido ganhou destaque na mídia e a cidade de cerca de 44 mil habitantes ficou conhecida pela “fortuna perdida”.
Dezessete anos mais tarde, em 14 de março de 2023, um novo incidente envolvendo uma aeronave chocou mais uma vez a comunidade de São Sebastião do Passé. Dessa vez, a queda do avião resultou na morte do piloto, que estava sozinho a bordo da aeronave. Até o momento, não foram divulgadas informações sobre sua identidade ou as circunstâncias do acidente.
As autoridades locais estão investigando o caso para determinar as causas da queda da aeronave, que ocorreu no mesmo dia e na mesma região em que o acidente de 2007 aconteceu. A população local demonstra preocupação com o histórico de eventos trágicos envolvendo aviões na região e espera por respostas das autoridades responsáveis. A cidade que já foi marcada pelo roubo da fortuna perdida, agora enfrenta mais uma tragédia aérea em sua história.