Guerra entre facções assustam os moradores de São Sebastião do Passé

Por Redação
3 Min

sao-sebastiao-passeMoradores de São Sebastião do Passé, na Região Metropolitana de Salvador (RMS), relataram seguidas trocas de tiros desde a tarde desta terça-feira (18) em diversos pontos da cidade. Conforme informações obtidas pela reportagem e em mensagens de Whatsapp de grupos de moradores do município, o primeiro confronto entre facções criminosas foi registrado no bairro da 4ª Etapa da Urbis, que desde o início do mês tem registrado constantes trocas de tiros. Uma pessoa teria sido morta nesta terça. Outro registro foi no bairro do Penão. Os dois locais são apontados como quarteis generais de facções criminosas ligadas ao tráfico de drogas e de armas. A população do município, 55 km de distância de Salvador, está assustada.

Na manhã desta quarta-feira (19), outra troca de tiros foi presenciada no Centro da cidade. Homens armados realizavam uma série de assaltos, quando a Polícia Militar foi acionada. Os bandidos não se intimidaram com a presença da PM e iniciaram um confronto pelas ruas da cidade. A polícia realiza uma caçada aos bandidos.

Na semana passada, moradores da 4ª Etapa da Urbis já tinham presenciado uma intensa troca de tiros. O confronto terminou com um jovem morto por bala perdida. Dias depois, em outro confronto na mesma localidade, uma mulher que passava pelo local também foi baleada no braço e encaminhada para o hospital.

mapa-sao-sebastiao

No início do mês, o prefeito da cidade, Janser Mesquita (PMDB), e vereadores se reuniram com o secretário de Segurança Pública do Estado, Maurício Barbosa, para cobrar soluções. O secretário informou que iria reforçar o policiamento na cidade, mas desde a promessa de apoio ao município, a violência cresceu assustadoramente.

Em recente matéria publicada pelo Correio 24 Horas, São Sebastião do Passé, por conta da proximidade com a capital baiana, se tornou uma espécie de depósito de drogas da facção criminosa Katiara. Conforme a Polícia Federal (PF), as cargas de maconha e cocaína deixam Mato Grosso Sul e Paraná e vão direto para São Sebastião do Passé. De lá, as cargas são transportadas para os bairros de Valéria e Palestina, em Salvador. Este ano, os policiais federais realizaram a maior apreensão de cocaína na Bahia. Uma operação conjunta com as polícias baianas apreenderam 191 quilos da droga escondidos em um sítio na zona rural do município. A PF começou a investigar a Katiara em 2013 com a Operação Tríade. Entre 2013 e 2014, a PF aprendeu da facção 2,5 toneladas de maconha e 513 kg de cocaína, um montante estimado em R$ 52 milhões.

A reportagem tentou falar com a delegada Joana Angélica e com o comandante da 10ª CIPM, Tenente São Pedro, mas os telefonemas não foram atendidos. Informações do site Bocão News.

Compartilhe Isso