O carnaval de 2016 já tem uma personalidade que virará máscaras por todo o país. É o agente da Polícia Federal (PF) Newton Ishii, que ficou conhecido nacionalmente como o “Japonês da Federal”, responsável por realizar as prisões de condenados ou acusados de operações policiais como a Lava Jato e Zelotes. De acordo com o site Estadão, Ishii se tornou a principal aposta para conter a previsão de queda nas vendas das tradicionais máscaras de figuras ilustres da política brasileira.
O agente já se tornou até mesmo inspiração para marchinhas e “memes” nas redes sociais. Apesar da popularização de máscaras de personagens políticos, a Condal, maior produtora de fábrica do estado do Rio, registrou queda de mais de 30% nas encomendas para a folia deste ano, em comparação com o mesmo período de 2015. Com o cenário de recessão, a produção foi ajustada e encolheu em um terço.
Personagens marcantes dos bastidores de Brasília e recorrentes no noticiário nos últimos meses, como o presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), e o senador Delcídio Amaral (PT-MS), preso desde novembro por atrapalhar as investigações da Lava-Jato, não foram suficientes para aumentar a procura. Com informações de Bahia Notícias.