A ministra da Saúde, Nísia Trindade, realizou uma entrega de 30 ambulâncias ao Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) do Rio Grande do Sul. A cerimônia ocorreu na tarde desta sexta-feira (14), no Grupo Hospitalar Conceição (GHC), em Porto Alegre, durante a sexta visita da ministra ao estado, após graves enchentes.
“É um dos programas mais queridos do Brasil e da nossa população. Ver essas 30 ambulâncias, renovar a frota, é um momento de muita emoção. Eu me emocionei ao chegar ao pátio e ver os veículos”, confidenciou a ministra.
A renovação da frota de ambulâncias do SAMU gaúcho é mais uma resposta do Ministério da Saúde ao desastre que afetou 95% do território do estado.
O ministro da Secretaria Extraordinária da Presidência da República para Apoio à Reconstrução do Rio Grande do Sul, Paulo Pimenta, ressaltou que o Ministério da Saúde atuou com muito esforço para renovar o SAMU, abrir leitos, distribuir medicamentos e aumentar o atendimento à população.
“Foi muito importante a atuação. É um orgulho para nós ver esse trabalho feito aqui no estado”, afirmou o ministro.
O diretor-presidente do Grupo Hospitalar Conceição, Gilberto Baricello, agradeceu o apoio da ministra durante a resposta à emergência e na reconstrução da saúde do estado.
“A ministra esteve aqui desde quando essa tragédia começou. Sempre trouxe empenho para o Rio Grande do Sul e está muito comprometida com a reestruturação e fortalecimento do SUS aqui no estado”, comentou Baricello.
A secretária estadual de Saúde, Arita Bergmann, ressaltou a importância da agenda para pactuação dos governos federal, estadual e municipais no fortalecimento do SUS após as enchentes.
“Sem essa parceria não teríamos conseguido responder ao desastre da forma que conseguimos. A integração foi essencial para salvar vidas”, frisou Bergmann.
Além da entrega das ambulâncias, a ministra Nísia também entregou mil computadores para serem instalados em Unidades Básicas de Saúde atingidas pelas chuvas. Serão contempladas 365 unidades de saúde de 142 municípios. Os equipamentos são fundamentais nesse período de restauração das unidades.
Desde 5 de maio, a Força Nacional do SUS atua no Rio Grande do Sul prestando assistência direta à população. Ao todo, 14,6 mil atendimentos foram realizados.
Essas ações demonstram o compromisso do Ministério da Saúde em apoiar o estado do Rio Grande do Sul durante o período de reconstrução pós-enchentes, fortalecendo o sistema de saúde e garantindo atendimento de qualidade à população afetada.
Com informações da Agência Gov