O WhatsApp informou, nesta segunda-feira (2), que a decisão de bloquear o aplicativo por 72 horas afeta mais de 100 milhões de brasileiros. Através de comunicado oficial, a empresa diz que lamenta a ordem judicial e que não pode entregar informações que não possui. O aplicativo foi bloqueado a partir das 14h, a mando do juiz Marcel Montalvão, da comarca de Lagarto, em Sergipe.
“Depois de cooperar com toda a extensão da nossa capacidade com os tribunais brasileiros, estamos desapontados que um juiz de Sergipe decidiu mais uma vez ordenar o bloqueio de WhatsApp no Brasil”, disse a empresa, em comunicado.
Segundo a decisão, que tem como base o Marco Civil da Internet, o bloqueio acontece porque o Facebook, dono do WhatsApp, se recusou a compartilhar informações que subsidiariam uma investigação criminal. As operadoras TIM e Vivo informaram, através do Facebook, que vão obedecer a decisão.
“Esta decisão pune mais de 100 milhões de brasileiros que dependem do nosso serviço para se comunicar, administrar os seus negócios e muito mais, para nos forçar a entregar informações que afirmamos repetidamente que nós não temos”, rebateu o WhatsApp.
Por seu histórico de descumprir decisões judiciais no Brasil, o WhatsApp já foi bloqueado no Brasil em dezembro de 2015 por aproximadamente 12 horas. A recusa também já resultou na prisão do presidente do Facebook para a América Latina, Diego Dzodan, em março deste ano. O Facebook é dono do WhatsApp desde o começo de 2014.