Quem passou na manhã deste sábado (7) pela Estação Butantã do Metrô deparou-se com policiais civis e militares, bombeiros, agentes da Guarda Civil Metropolitana e do Samu.
Não tratou-se de um acidente, mas de uma simulação de atentado a bomba em um trem da Linha 4-Amarela. Ao todo, 300 profissionais profissionais de segurança e saúde participaram do exercício, que contou ainda com 100 figurantes atuando como vítimas.
Bombeiros transportam “vítimas” durante exercício (Foto: Clóvis Ferreira/Digna Imagem)
No período de realização do simulado, dois acessos da Estação Butantã ficaram fechados, mas a linha teve operação normal e a circulação de trens não sofreu prejuízo.
Bares que ficam perto do metrô
A ação teve o objetivo de integrar as forças municipais e estaduais em caso de um ato de terrorismo, principalmente durante a realização dos Jogos Olímpicos, que serão realizados no Rio de Janeiro, no segundo semestre.
“A finalidade é promovermos a coordenação, a integração, entre todos os órgãos, todas as entidades que podem estar envolvidas precisam ser acionadas com agilidade no caso de um acidente de maiores proporções”, declarou o presidente da concessionária ViaQuatro, Harald Zwetkoff, responsável pelo trecho Luz-Butantã, em entrevista ao SPTV, da TV Globo.