O Galpão da Cidadania, local escolhido para o pré-lançamento da Aliança Global contra a Fome e a Pobreza no âmbito do G20, é um espaço repleto de história e simbolismos. Sede da Organização Não Governamental Ação da Cidadania, criada há 31 anos pelo sociólogo Herbert de Souza, conhecido como Betinho, o local é uma referência internacional na luta pelo direito à alimentação.
O evento que acontecerá no Galpão da Cidadania terá a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e autoridades de diversos países. Eles formalizarão os documentos que permitirão a adesão dos países interessados ao pacto pela redução da fome e da pobreza no mundo. A Aliança Global é a principal iniciativa do Brasil durante sua Presidência no G20 e está alinhada com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, que buscam eliminar a pobreza extrema até 2030.
Em 2003, a Ação da Cidadania recebeu do Governo Federal o Armazém Docas D. Pedro II, na região portuária do Rio de Janeiro, construído em 1871 pelo engenheiro afrodescendente André Rebouças.
Leia Também
O Galpão da Cidadania está localizado próximo ao Morro da Providência, próximo ao cais do Valongo, historicamente conhecido como o cais do Rio de Janeiro onde os escravizados desembarcavam durante o tráfico negreiro. O galpão foi construído por André Rebouças, um dos maiores abolicionistas brasileiros.
Com uma área de 14 mil metros quadrados, o galpão passou por uma reforma realizada pelo arquiteto Hélio Pelegrino para abrigar o Centro Cultural Ação da Cidadania. O espaço interno é utilizado para plenárias, palestras, encontros, oficinas, cursos e eventos diversos. Além disso, é alugado para a realização de festas, feiras, congressos e apresentações culturais como forma de gerar renda para a manutenção do local.
A Ação da Cidadania, que tem como pilares o combate à fome, à pobreza e à desigualdade, é uma entidade com 31 anos de existência. A ONG realiza campanhas de arrecadação de alimentos e promove ações de inclusão social. O presidente do Conselho da ONG, Daniel Souza, destaca a importância de políticas públicas eficazes no combate à fome e na defesa da cidadania.
Durante o evento no Galpão da Cidadania, os participantes terão a oportunidade de conhecer a estrutura e os projetos da Ação da Cidadania, que contribuem para a segurança alimentar, o combate ao desperdício e a distribuição de alimentos. O local conta com uma Cozinha Solidária, uma área de Agroecologia e um Banco de Alimentos, além de uma rede de 3 mil voluntários que atuam em todo o país.
O G20 representa um fortalecimento da missão da Ação da Cidadania e é um reconhecimento da luta de 30 anos contra a fome e a insegurança alimentar. A coordenadora da Cozinha Solidária da ONG, Lícia Marca, destaca a importância do combate à fome no desenvolvimento econômico e social, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.
Com informações da Agência Gov