A presença feminina na delegação brasileira nos Jogos Olímpicos de Paris 2024 foi marcante e histórica. Das 20 medalhas conquistadas pelo Brasil, 12 foram conquistadas por mulheres, incluindo os três ouros da campanha nacional. Destaque para Rebeca Andrade na ginástica artística, Bia Souza no judô e a dupla Duda e Ana Patrícia no vôlei de praia.
Além disso, o judô conquistou uma medalha de bronze por equipes, com destaque para a campeã mundial e olímpica Rafaela Silva. Em todas as modalidades em que o Brasil subiu ao pódio, o programa Bolsa Atleta teve presença ativa, demonstrando a importância do patrocínio direto do Governo Federal para o desenvolvimento do esporte nacional.
No último dia de competições, o vôlei feminino conquistou mais uma medalha, garantindo o bronze ao vencer a Turquia por 3 sets a 1. O resultado também marcou a quinta medalha olímpica do técnico José Roberto Guimarães, com um histórico de três ouros, uma prata e um bronze.
Leia Também
Já no futebol feminino, a seleção brasileira enfrentou os Estados Unidos na final e conquistou a prata após uma disputa acirrada. A partida marcou o encerramento da carreira de megaeventos da jogadora Marta, eleita seis vezes a melhor do mundo.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva celebrou os resultados das atletas brasileiras nas redes sociais, ressaltando a conquista da prata no futebol feminino e o bronze no vôlei. O Brasil encerrou sua participação em Paris com 20 medalhas, ficando em vigésimo lugar no quadro geral de medalhas.
Destaque para a presença do programa Bolsa Atleta, que teve uma participação significativa na delegação brasileira, com 87,3% dos atletas atuais integrantes do programa. Em 27 das 39 modalidades representadas, todos os atletas fazem parte do programa, evidenciando o apoio do Governo Federal aos esportistas brasileiros.
Com a participação de atletas de alto nível e o apoio do Bolsa Atleta, o Brasil se destacou em Paris 2024 e mostrou a força do esporte feminino nacional. A cerimônia de encerramento dos Jogos contará com a dupla campeã olímpica do vôlei de praia feminino, Duda e Ana Patrícia, como porta-bandeiras, encerrando de forma brilhante a participação brasileira nestes Jogos Olímpicos.
Com informações da Agência Gov