Categories: Brasil

Governo busca soluções para conflitos em territórios indígenas, afirma Sonia Guajajara

Os conflitos territoriais envolvendo povos indígenas têm se intensificado em diversas regiões do Brasil, como Mato Grosso do Sul, Rio Grande do Sul, Paraná, Bahia e Ceará. A ministra dos Povos Indígenas, Sonia Guajajara, destacou que nos últimos meses houve violações de direitos devido a conflitos fundiários nessas áreas.

Para lidar com essa situação, o Governo Federal criou uma sala de situação que tem como objetivo monitorar, analisar e adotar medidas de segurança pública. Essa iniciativa faz parte de um conjunto de ações em andamento para reduzir os conflitos fundiários e garantir a segurança das etnias indígenas.

A equipe do Ministério dos Povos Indígenas está presente de forma mais permanente nessas regiões, realizando diálogos, levantamentos das áreas e articulações políticas para encontrar soluções que encerrem os conflitos. A ministra ressaltou a importância da sala de situação para agilizar a tomada de decisões e acionar os órgãos competentes em caso de conflitos e violações de direitos.

As ações de mediação são realizadas em conjunto com as lideranças indígenas e os órgãos de segurança, e, a partir do diagnóstico feito pelas equipes, serão implementadas ações coordenadas pelo Ministério dos Povos Indígenas em uma articulação interinstitucional com outros ministérios e órgãos do governo.

A coordenação do mecanismo ficará a cargo da Secretaria de Segurança Pública, com apoio da Secretaria de Acesso à Justiça, da Polícia Federal (PF), da Polícia Rodoviária Federal (PRF) e de assessoria especial do Ministério da Justiça e Segurança Pública. Caso necessário, outros órgãos como a Secretaria-Geral da Presidência da República, Ministério do Desenvolvimento Agrário, Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, Secretaria Especial de Articulação e Monitoramento da Casa Civil e a Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) poderão ser convidados a participar dos trabalhos.

Essas medidas visam garantir a segurança e os direitos dos povos indígenas em meio aos conflitos territoriais que têm se intensificado em diversas regiões do Brasil. A atuação coordenada do Governo Federal, em conjunto com as lideranças indígenas e os órgãos de segurança, é essencial para encontrar soluções que promovam a paz e o respeito às comunidades tradicionais.

Com informações da Agência Gov

Share

Ultimas Noticias

  • Candeias

Hospital Ouro Negro volta à gestão da Prefeitura de Candeias após encerramento de intervenção judicial

O Hospital Municipal José Mário dos Santos, conhecido como Ouro Negro, retornará à gestão integral…

4 horas atrás
  • Candeias

Eleições Municipais de Candeias: Justiça Eleitoral Apura Denúncias de Fraude à Cota de Gênero

As eleições municipais de 2024 em Candeias, Bahia, estão sendo marcadas por disputas acirradas e…

4 horas atrás
  • Entretenimento

Andressa Urach é internada após gravação de conteúdo com 8 parceiros simultaneamente

A influenciadora e ex-Miss Bumbum Andressa Urach precisou de atendimento médico na última terça-feira (19),…

22 horas atrás
  • Candeias

Inscrições abertas para a Corrida das Mulheres em Candeias

Estão abertas as inscrições para a Corrida das Mulheres, evento que acontecerá no dia 15…

22 horas atrás
  • Candeias

Candeias inicia distribuição de tickets para cestas natalinas nesta quinta-feira (21)

A Prefeitura de Candeias, por meio da Secretaria de Desenvolvimento e Assistência Social (SEDAS), dará…

22 horas atrás
  • Camaçari

Explosão provoca incêndio na Braskem no Polo de Camaçari

Uma explosão de grandes proporções atingiu as instalações da Braskem no Polo Petroquímico de Camaçari,…

3 dias atrás