Operação Raízes do Cedro: Primeiro voo de repatriação resgata brasileiros do Líbano
Neste sábado (5/10), decolou o primeiro voo da Operação Raízes do Cedro, uma iniciativa do Governo Federal para resgatar brasileiros da zona de conflito no Líbano. A aeronave KC 30, da Força Aérea Brasileira, partiu do Aeroporto de Beirute com 229 brasileiros e três animais domésticos a bordo. A chegada ao Brasil está programada para este domingo, 6 de outubro, na Base Aérea de São Paulo, em Guarulhos, com uma parada técnica em Lisboa, Portugal.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva destacou em seu perfil no Instagram a importância dessa operação, que tem como objetivo resgatar as pessoas que manifestaram interesse em retornar ao Brasil, com prioridade para idosos, mulheres, crianças, grávidas e pessoas com deficiência. Ele também estará presente para receber os desembarcados no domingo.
A tripulação do KC-30 conta com uma equipe multidisciplinar composta por três médicos, dois enfermeiros e dois psicólogos, garantindo acolhimento e assistência aos passageiros. A suboficial Thaís Gusmão, comissária de voo, assegura que todos serão recebidos com carinho e atenção, proporcionando um ambiente acolhedor após os momentos de tensão enfrentados.
O tenente-coronel aviador Marcos Fassarella Olivieri ressaltou a importância da operação, comparando-a com a Operação Voltando em Paz, realizada em 2023 para resgatar brasileiros de zonas de conflito em Israel, na Faixa de Gaza e na Cisjordânia. A missão de trazer os compatriotas de uma zona de guerra para um local seguro enche de orgulho os envolvidos na operação.
A flexibilização das regras para entrada de cães e gatos acompanhando os cidadãos repatriados e refugiados foi mantida pelo Ministério da Agricultura e Pecuária, facilitando o processo de ingresso desses animais no Brasil. Além disso, o KC-30, utilizado nos voos humanitários de resgate desde o início da crise no Oriente Médio, é uma aeronave com múltiplas funções, capaz de realizar missões estratégicas, de apoio logístico e evacuação aeromédica em situações de emergência.
A Operação Raízes do Cedro foi determinada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva diante do acirramento do confronto entre Israel e o grupo Hezbollah no Líbano. A logística de repatriação envolve o uso de aeronaves e servidores da Força Aérea Brasileira, além do trabalho de articulação do Itamaraty. O ministro Mauro Vieira teve conversas com autoridades locais para garantir a segurança do resgate.
A comunidade brasileira no Líbano, composta por cerca de 20 mil pessoas, teve acompanhamento da embaixada do Brasil em Beirute para organizar o retorno dos interessados, garantindo um deslocamento seguro até o aeroporto e o embarque. A Operação Raízes do Cedro é mais uma demonstração do comprometimento do Brasil em resgatar seus cidadãos em situações de emergência no exterior.
Com informações da Agência Gov