Operação Raízes do Cedro: Quinto voo de repatriação de brasileiros do Líbano deixa Beirute
O quinto voo de repatriação de brasileiros do Líbano deixou Beirute hoje (13/10), às 12h (horário de Brasília), com pouso previsto em Guarulhos na manhã de segunda-feira, 14/10. A bordo da aeronave KC-30 da Força Aérea Brasileira, retornam ao Brasil 220 passageiros, incluindo 10 crianças de colo, e 2 animais de estimação. Desde o início da Operação Raízes do Cedro, iniciativa conjunta dos ministérios das Relações Exteriores e da Defesa, 1.105 pessoas e 13 animais de estimação foram retirados do Líbano.
Além dos brasileiros, a aeronave levou ao Líbano a quarta carga de donativos brasileiros, com 1.400 cestas básicas e 6.900 embalagens de medicamentos diversos arrecadados pela Associação Unidos pelo Líbano (UpL).
Na chegada a Guarulhos, a operação conta com o apoio do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, do Ministério da Saúde, da Polícia Federal e da Receita Federal. Na escala em Lisboa, a operação é apoiada pela Embaixada, pelo Consulado-Geral e pela Adidância de Defesa na capital portuguesa.
O Itamaraty, por meio da Embaixada do Brasil em Beirute, está em contato com brasileiros e seus familiares próximos para prestar-lhes assistência consular e verificar a necessidade de promover novo voo de repatriação, a depender das condições de segurança no terreno.
O governo brasileiro reitera o alerta para que todos sigam as orientações de segurança das autoridades locais e, para os que disponham de recursos para tal, que procurem deixar o território libanês por meios próprios. O aeroporto de Beirute continua em operação e a companhia libanesa Middle East Airlines tem ampliado seu número de voos.
Em caso de necessidade, os números de plantão consular do Itamaraty seguem à disposição, ambos com Whatsapp: +55 (61) 98260-0610 e +55 61 98313-0146.
Essa operação de repatriação é de extrema importância para garantir a segurança e o bem-estar dos brasileiros que se encontram no Líbano, em meio aos recentes acontecimentos no país. A ação conjunta dos ministérios brasileiros e das entidades envolvidas demonstra o comprometimento do governo em atender e auxiliar os cidadãos brasileiros em situações de emergência no exterior.
Espera-se que essa operação seja concluída com sucesso e que todos os brasileiros que desejam retornar ao Brasil possam fazê-lo de forma segura e tranquila. A solidariedade e o apoio mútuo são fundamentais em momentos como este, e o governo brasileiro reafirma seu compromisso em prestar toda a assistência necessária aos seus cidadãos no exterior.
Com informações da Agência Gov
A influenciadora e ex-Miss Bumbum Andressa Urach precisou de atendimento médico na última terça-feira (19),…
Estão abertas as inscrições para a Corrida das Mulheres, evento que acontecerá no dia 15…
A Prefeitura de Candeias, por meio da Secretaria de Desenvolvimento e Assistência Social (SEDAS), dará…
Uma explosão de grandes proporções atingiu as instalações da Braskem no Polo Petroquímico de Camaçari,…
O presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou nesta terça-feira (14) a criação de…
Com o objetivo de garantir uma transição administrativa eficiente e sem interrupção nos serviços públicos,…