Nesta quarta-feira (30/10), a Semana Ceará: Centro Global da Educação, liderada pelo Ministério da Educação (MEC), é marcada pela Reunião de Ministros da Educação do G20. Durante o encontro, é previsto que os ministros revisem conjuntamente o resultado do trabalho realizado pelo Grupo de Trabalho (GT) de Educação referente aos tópicos discutidos neste ano de presidência brasileira: valorização dos professores, conteúdo digital e engajamento escola-comunidade. Em seguida, os ministros apontarão caminhos para 2025, quando o GT passará a ser presidido pela África do Sul.
A programação deste segundo dia de evento também conta com uma coletiva de imprensa sobre a reunião ministerial, em que o ministro de Estado da Educação do Brasil, Camilo Santana, apresentará o balanço das reuniões de educação sob a Trilha de Sherpas do G20.
O Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae) do MEC, um dos maiores programas de alimentação escolar do mundo, será apresentado para a cúpula do G20 pela presidente do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), Fernanda Pacobahyba, durante almoço na Escola Estadual de Educação Profissional Jaime Alencar. A visita institucional à escola está programada para 31 de outubro.
Leia Também
As atividades da Semana Ceará: Centro Global da Educação continuarão até quinta-feira, 31 de outubro. Nessa mesma data, começará a Reunião Mundial sobre Educação (GEM, na sigla em inglês), organizada em parceria com a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) e sediada pelo governo brasileiro. A GEM ocorrerá nos dias 31 de outubro e 1º e 2 de novembro. A proximidade entre as agendas do G20 e da GEM busca ampliar a sinergia entre os dois eventos, potencializando as discussões.
A Semana Ceará: Centro Global da Educação terá uma coletiva de imprensa sobre a Ministerial de Educação do G20 no dia 30 de outubro de 2024 (quarta-feira), das 15h30 às 16h (horário de Brasília), no Centro de Eventos do Ceará, localizado na Av. Washington Soares, 999, Edson Queiroz, Fortaleza (CE). A transmissão será feita pelo Canal do MEC no YouTube.
Esses eventos são de extrema importância para o cenário educacional internacional, promovendo discussões relevantes e estabelecendo diretrizes para o futuro da educação em nível global. A presença de autoridades e especialistas do setor contribui para a troca de experiências e o desenvolvimento de políticas educacionais mais eficazes.
Com informações da Agência Gov