Cultura gaúcha recebe impulso com início de pagamentos do Prêmio Diversidade pelo MinC

Por Redação
3 Min

O Prêmio Diversidade de Retomada Cultural RS é uma iniciativa do Ministério da Cultura (MinC) que visa apoiar a retomada cultural no estado do Rio Grande do Sul, priorizando grupos afetados pelas enchentes que atingiram a região em maio de 2024. Até o momento, 38 das 55 iniciativas aprovadas já foram contempladas com o recurso do Prêmio, cada uma recebendo R$ 30 mil para auxiliar na recuperação de espaços culturais, aquisição de materiais, reposição de equipamentos e retomada de atividades interrompidas.

Um dos contemplados pelo Prêmio é o Instituto Cultural Filhos de Aruanda (ICFA), localizado na periferia da cidade de Rio Grande. Reconhecido como Ponto de Cultura pelo MinC e Ponto de Memória pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), o ICFA desenvolve projetos culturais, educacionais e sociais que valorizam a cultura afro-brasileira, quilombola e indígena, além de outras manifestações culturais. O instituto atende mais de 160 alunos de periferias e oferece formações em dança afro, teatro popular e cortejos de afoxé, promovendo a difusão e fortalecimento dessas expressões artísticas e culturais.

Além das atividades mencionadas, o ICFA também realiza ações de resgate da memória e identidade da comunidade, como o projeto Minha História, Minha Tradição, um livro escrito por alunos quilombolas, indígenas, de terreiro e pescadores. O instituto também organiza o Curimba Rio Grande – Festival Estadual de Tambores e Dança, que reúne 11 apresentações voltadas à cultura viva e popular, cultura negra e cultura de terreiro. Todas essas atividades são desenvolvidas em rede com 12 terreiros parceiros e incluem rodas de conversa sobre patrimônio e memória, aulas de atabaque e outras ações culturais.

O coordenador do Instituto Cultural Filhos de Aruanda, Cristiano Avila, destaca a importância do Prêmio Diversidade de Retomada Cultural RS para a continuidade dos projetos desenvolvidos pelo ICFA. Ele ressalta que o instituto sobrevive unicamente de editais e que o recurso do Prêmio representa um fôlego para as contas administrativas, permitindo que continuem promovendo a cultura e contribuindo para as comunidades atendidas.

O edital do Prêmio Diversidade de Retomada Cultural RS, lançado em setembro de 2024, beneficia Pontos e Pontões de Cultura, Pontos de Memória, Bibliotecas Comunitárias, Pontos de Leitura e Comunidades Quilombolas no estado do Rio Grande do Sul. O foco do edital é promover e preservar a diversidade cultural, com ênfase nas expressões populares e tradicionais da região, contribuindo para a recuperação e fortalecimento do setor cultural após a tragédia das enchentes.

Com informações da Agência Gov

Compartilhe Isso