Carnaval: Cultura, Talentos e Economia Criativa em Foco

Por Redação
4 Min

Governo Federal Reforça Compromisso com o Carnaval e a Cultura no Rio de Janeiro

Na última sexta-feira (21), o secretário-executivo do Ministério da Cultura (MinC), Márcio Tavares, visitou a Cidade do Samba, no Rio de Janeiro, ao lado da primeira-dama Janja Lula da Silva, do secretário-executivo adjunto do MinC, Cassius Rosa, e do secretário Municipal de Cultura do Rio, Lucas Padilha. A visita teve como objetivo destacar o papel do governo federal na valorização do carnaval, que não apenas celebra a cultura brasileira, mas também é um motor econômico essencial para a cidade.

“O Governo Federal está presente no carnaval em todos os momentos, mas sobretudo na hora da mão na massa”, afirmou Tavares, ressaltando a importância do evento para a geração de empregos e renda. Com mais de 10 mil trabalhadores envolvidos na Cidade do Samba, a festa popular promete injetar mais de R$ 8 bilhões na economia carioca, beneficiando milhares de famílias, especialmente as mulheres que se dedicam à produção de fantasias e adereços.

Durante a visita, Márcio Tavares enfatizou que o carnaval vai além da diversão, sendo um importante gerador de trabalho e renda. “Aqui, muitas mulheres colocam o pão de cada dia na mesa da sua família, utilizando seu talento como artesãs e criativas”, explicou ao passar pelos barracões das escolas de samba do Grupo Especial, como Beija-Flor e Portela.

Essa iniciativa do governo não é nova. No ano anterior, a ministra Margareth Menezes criou um Grupo de Trabalho (GT) para desenvolver políticas voltadas para o carnaval. Além disso, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva estabeleceu uma diretoria específica para os trabalhadores da cultura, visando integrar a economia criativa ao desenvolvimento cultural.

Janja Lula da Silva também destacou a importância de mostrar ao Brasil e ao mundo que o carnaval é um evento que gera renda e movimenta a economia. “Esse é um momento da gente pensar em como a cultura pode transformar a vida nos nossos territórios, especialmente os territórios periféricos, que têm uma produção cultural gigantesca”, afirmou.

Outro destaque da visita foi a presença da escola de samba Embaixadores da Alegria, que é a primeira do mundo voltada para pessoas com deficiência e conta com o incentivo da Lei Rouanet. O co-fundador da agremiação, Caio Leitão, compartilhou a trajetória da escola, que já realizou mais de 17 desfiles na Sapucaí e beneficiou mais de 18 mil pessoas. Leitão enfatizou que o trabalho da escola vai além do carnaval, promovendo inclusão durante todo o ano.

A visita do governo à Cidade do Samba não apenas reforça o compromisso com o carnaval, mas também destaca a relevância da cultura como um vetor de transformação social e econômica, essencial para o desenvolvimento das comunidades e para a valorização da diversidade cultural brasileira.

Com informações da Agência Gov

Curtiu? Siga o Candeias Mix nas redes sociais: Twitter, Facebook, Instagram, e Google Notícias. Fique bem informado, faça parte do nosso grupo no WhatsApp e Telegram.
Compartilhe Isso