O Hospital da Criança Martagão Gesteira inaugurou, nesta terça-feira (11), a nova Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Pediátrica Ivete Sangalo. Segundo o presidente da Liga Álvaro Bahia, Carlos Melo, serão mais 10 leitos para a UTI que devem ampliar a assistência médica em 40 %, com ofertas de cirurgias.
“Essa UTI chega para expandir a capacidade de resolução do Hospital. E esses dez novos leitos destravará a fila, cujas crianças aguardavam ansiosas por uma vaga. Isso, de uma forma ou de outra, impactará na redução da mortalidade dessas crianças que terminam sendo operadas mais precocemente, tendo assim um prognóstico melhor”, afirmou Melo.
O secretário da Saúde do Estado da Bahia, Fábio Vilas Boas, participou da inauguração, e na oportunidade lembrou da importância da filantropia na saúde do Estado: “Filantropia é algo muito pouco aceito aos brasileiros e é preciso que a sociedade no geral contribuam. Graças a Deus que tivemos pessoas se dedicando a causa filantrópica e quero aqui trazer o nome da cantora Ivete Sangalo, que diante dessa cultura afim à filantropia, abraçou essa causa. Faço questão de citar também a primeira dama, Aline Peixoto, todas as voluntárias sociais e sua equipe, que se mobilizaram para conseguir recursos e que ainda se movimentam nessa causa. Uma atitude muito rara nesse país”.
Fábio Vilas-Boas foi grato, também a Liga Álvaro Bahia e o próprio Martagão Gesteira: “Sem eles nós não temos condições de manter a alta complexidade pediátrica do nosso Estado da Bahia que depende fundamentalmente desse hospital e dessa filantrópica. Se o Hospital fechasse seria um desastre para a saúde pública da Bahia”.
Ainda em agradecimentos, o secretário fez questão de citar o governador da Bahia, Ruy Costa, como maior responsável pela sustentação e crescimento da Unidade: “Mas, o maior mérito de todos se dirige ao governador Ruy Costa que abraçou a causa da saúde no Estado da Bahia. Somente aqui, serão gastos, por ano, mais de R$ 4 milhões, e é graças a ele que as contas se manterão em dias”, completou Vilas-Boas que recebeu uma medalha de reconhecimento por mais um benefício à saúde do Estado da Bahia, das mãos do paciente Artur Sales, em tratamento final para Leucemia: “Sei o peso e significado desta medalha. Ela representa o trabalho de todas as pessoas que aqui citei”. “A medalha foi um agradecimento por todo o processo de melhora da estrutura do Martagão, para o atendimento das crianças. Sinto-me orgulhosa por ver meu filho retribuir o processo de tratamento que ele recebeu, além de estar grata por ele ter recebido não somente o tratamento físico, como todo o empenho e dedicação que a equipe médica tem dado.
Além do secretário, estiveram presentes no evento autoridades como o deputado, e também, presidente da Comissão de Saúde, Alex da Piatã, a deputada Ivana Bastos e o deputado Matinho Viana: “Perdi um sobrinho com câncer de 2 anos e meio e sei a dor e sofrimento que passa toda a família. Vejo aqui o trabalho da equipe do Martagão, um trabalho de tirar o chapéu. Por isso parabenizo a todos pela missão que cumprem, além de parabenizar o secretário que entende bem o quanto é preciso atuar nesta parte, em principal na filantropia. Vale a pena acreditar, trabalhar e seguir em frente nessa causa”, disse Ivana.
E quem também ficou muito grata e feliz com a aquisição da nova Unidade de Terapia Intensiva do Martagão, foi a pequena Ana dos Santos. Com apenas 9 anos, ela enfrenta um problema grave no pulmão, e após seis meses de espera pela cirurgia, passou hoje pelo procedimento, sendo a segunda paciente a inaugurar o espaço da Unidade: “Estou bastante feliz por saber que ficarei melhor do que já estou. Já agradeci ao papai do céu pela oportunidade e que Ele me proteja durante a cirurgia”, agradeceu.