As manifestações contra a PEC 241, conhecida como PEC do Teto dos Gastos Públicos, já atingem 21 universidades e institutos federais da Bahia, de acordo com dados divulgados pela União dos Estudantes da Bahia (UEB). Em todo o país, as ocupações são em 1016 escolas, 51 universidades e 82 institutos federais, segundo a União Nacional dos Estudantes (UNE).
Em Salvador, estudantes e profissionais da Educação ocupam a Universidade do Estado da Bahia (UNEB) desde a última terça-feira (18), tendo adesão em Santo Antônio de Jesus, Juazeiro, Senhor do Bonfim, Alagoinhas, Paulo Afonso e Jacobina. Já na Universidade Federal da Bahia (UFBA) não há ocupação, mas, para um professor de História da instituição ouvido pelo #AgoraNaBahia, nesta semana estudantes da UFBA devem decidir se vão aderir às manifestações.
“As discussões sobre a PEC 241 têm acontecido na UFBA durante reuniões, mas ainda não houve decisão em assembleia para engrossar os descontentamentos contra a medida do governo”, afirma o professor de História da UFBA, Marcelo Lima. Para ele, existem dois problemas sérios na PEC e que são discutidos entre os alunos. “Um deles está no fato de haver redução nos recursos destinados à educação, onde é o setor de mais necessidade. Portanto, há uma contradição na PEC. Outro ponto criticado está na falta de uma ampla discussão com a população. Se é uma medida que afeta todo o território nacional, é preciso haver conversa com as pessoas, inclusive com aquelas que têm opiniões divergentes”, aponta.
O professor de História esteve na semana passada em eventos na Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) e na Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS). “Participei de eventos de pesquisa voltados para professores de história na UFRB e na UEFS e percebi intensa ocupação de estudantes nesses locais, lutando contra medidas da PEC 241.
Para dar mais visibilidade à mobilização nacional – organizada pela União dos Estudantes da Bahia (UEB), União Nacional dos Estudantes (UNE), União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (Ubes) e Associação Brasileira de Estudantes Secundaristas (Abes) – a UNE chama atenção para mobilização nesta segunda-feira (24), quando é comemorado o “Dia Nacional de Lutas em Defesa da Educação”.
O #AnB tentou falar com a União dos Estudantes da Bahia (UEB) e com a União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (Ubes), mas as ligações não foram atendidas.
Lista de ocupações na Bahia, de acordo com a UEB:
UNEB Salvador
UNEB Santo Antonio de Jesus
UNEB Juazeiro
UNEB Senhor do Bonfim
UNEB Alagoinhas
UNEB Paulo Afonso
UNEB Jacobina
UESB Vitória da Conquista
UFRB Cruz das Almas
UFRB Cachoeira
UFRB Amargosa
UFRB Santo Antônio de Jesus
UFRB Feira de Santana
UFRB Santo Amaro
IFBA Paulo Afonso
IFBA Valença
IFBA Vitória da Conquista
IFBA Ilhéus
IF Baiano Campus Mangabeira
IF Baiano Campus Catu
IF Baiano Campus Santa Inês
Informações Agora na Bahia