A Secretaria de Previdência Social divulgou nesta quinta-feira o calendário de pagamento dos mais de 33 milhões de benefícios do INSS de 2017. A folha de janeiro começa a ser paga no dia 25 e termina no dia 7 de fevereiro.
Os depósitos seguem a mesma metodologia dos anos anteriores, ou seja, primeiramente para os beneficiários que ganham até o piso previdenciário (um salário mínimo), nos cinco últimos dias úteis do mês.
O pagamento para quem recebe acima do mínimo começa nos primeiros cinco dias úteis do mês. Para saber o dia, os beneficiários devem observar o último número do seu cartão de benefício, excluindo-se o dígito.
O beneficiário deve ficar atento quando a data de pagamento cair em feriados, pois o depósito do benefício é transferido para o dia útil seguinte. No final de fevereiro, por exemplo, como o carnaval no ano que vem vai cair no dia 28, os pagamentos vão até o dia 24 e só recomeçam no dia 2 de maço. E, no final do ano que vem, por conta do Natal, o pagamento de dezembro vai até o dia 21 e é retomado apenas no dia 26.
De acordo com a Previdência, os benefícios pagos injetam mais de R$ 37 bilhões na economia.
Vale lembrar que, geralmente, o INSS deposita a primeira parcela do 13º salário no contra-cheque de agosto, que é pago em setembro. O pagamento é referente a 50% do benefício extra, com exceção apenas para quem passou a receber da Previdência depois de janeiro. nesse caso, o cálculo é proporcional. Em caso de dúvida, o beneficiário pode entrar em contato pelo 135
por iBahia