A nova campanha de conscientização “Gente boa também mata”, lançada no final de 2016 pela Secretaria Especial de Comunicação da Presidência da República (Secom), está causando grande polêmica nas redes sociais. Isso porque os anúncios veiculados associam pessoas bem intencionadas a ações negativas.
Nos vídeos da campanha, é possível ver pessoas praticando o bem, como por exemplo, resgatando animais nas ruas, cuidando de idosos e fazendo trabalhos voluntários, sendo associadas a pessoas que também podem causar acidente e até mesmo tirando a vida do próximo.
Por conta da ambiguidade na divulgação do vídeo, houve uma solicitação de suspensão da campanha nas redes sociais. Logo, os banners e postagens não serão mais disseminados, serão substituídos.
Ainda de acordo o site de informação Veja, o Ministério dos Transportes que aparece vinculado às peças publicitárias, havia pedido à Secom a substituição da campanha, mas não foi atendido integralmente.
Por meio de nota, a Secretaria Especial de Comunicação da Presidência da República (Secom), se defendeu na última terça-feira (3), quando, afirmou que “o objetivo do governo é chamar a atenção para atitudes que até mesmo pessoas comuns podem ter ao volante, sem avaliar as consequências. Mesmo que involuntariamente, qualquer cidadão pode causar acidentes graves e até mortes no trânsito com pequenas atitudes, como mandar um Whatsapp por exemplo”.