O Brasil teve os primeiros casos de transmissão comunitária de coronavírus. De acordo com a última atualização do Ministério da Saúde, essa nova situação foi registrada nas cidades de São Paulo e do Rio de Janeiro.
A transmissão comunitária ocorre quando as equipes de vigilância não conseguem mais mapear a cadeia de infecção, não sabendo quem foi o primeiro paciente responsável pela contaminação dos demais.
Além dessa, há mais três tipos de transmissão estabelecidos pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Confira abaixo:
– Transmissão local indica locais onde a fonte de infecção está dentro do local do relatório;
– Casos importados indicam apenas locais onde todos os casos foram adquiridos fora do local do relatório;
– Sob investigação indica locais onde o tipo de transmissão não foi determinado para nenhum caso
No total, quatro pessoas adquiriram o vírus por transmissão comunitária. Segundo os dados, 79 são casos importados e 15 pessoas foram infectadas por transmissão local (por meio de contato com pessoas de casos importados).
O secretário de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Wanderson de Oliveira, disse que não há evidência de aumento de internação por síndrome respiratória aguda grave.
BALANÇO
No balanço do ministério disponibilizado na sexta-feira (13/3), o número de casos confirmados do novo coronavírus (Covid-19) chegou a 98. Foram 21 pessoas infectadas a mais do que o último dado, anunciado na última quinta-feira (12/3). Os casos suspeitos aumentaram para 1.485. Os descartados ficaram em 1.344.
Os estados de São Paulo e Rio de Janeiro são os epicentros do surto no país, respectivamente com 56 e 16 casos confirmados. A Bahia tem sete casos confirmados, sendo 3 em Salvador e 4 na cidade de Feira de Santana.
Do total, 15% dos casos confirmados demandam maior nível de atenção, podendo evoluir para agravamento. Há 12 pessoas hospitalizadas.